Torres apresentará ações de prevenção de violência em Fórum Estadual
A primeira aparição de Torres se dará com a apresentação do painel “O Pim de Torres faz a diferença”. A coordenadora do projeto no Município, Vanda Webber Paulo, irá falar sobre os trabalhos desenvolvidos e os resultados obtidos através da atenção integral às gestantes e às crianças de zero a seis anos idade. Entre os exemplos está à redução da mortalidade infantil, obtida através do trabalho das agentes comunitárias saúde e visitadores do PIM, além de investimentos nas ações de educação em saúde e de aleitamento materno, além dos investimentos em saneamento básico. O PIM em Torres realiza 250 atendimentos e tem o objetivo de prevenir a violência na infância, através de ações em parceria com o PPV, nos bairros da Zona Sul de Torres.
No segundo dia de evento a assistente social da SME, Fernanda Guadagnin, irá falar sobre o projeto Construindo a Cultura de Paz – Estatuto da Criança e do Adolescente. O projeto é realizado com todos os alunos da rede, sendo o público dividido em 1º anos à 4ª séries e 5ª séries à 8ª séries, com o objetivo de proporcionar aos alunos o conhecimento de determinados termos e conceitos relacionados aos direitos e deveres de todos os cidadãos. Já a psicóloga da SME, Alexandra Guadagnin, irá apresentar Termo de Cooperação da Quadra Poliesportiva PPV, construída anexa a Escola Municipal Fundamental Zona Sul. O A quadra, construída através da parceria entre Município e Governo do Estado, está localizada na área de ações do PPV e deverá ser utilizada por alunos e por pessoas da comunidade.
O PPV é desenvolvido em Torres em uma área piloto que contempla os bairros São Francisco, Guarita, Curtume, Porto Alegre e Dunas. Os bairros foram escolhidos devido os indicadores socioeconômicos, que revelam se tratar da região de maior vulnerabilidade social do Município. O programa tem como principal meta diminuir em 20% a violência no Município.
Ele busca ainda somar e socializar esforços, criando uma rede de proteção, promoção e prevenção, reduzindo desta maneira a violência. A intenção da Administração Municipal é conquistar junto ao Governo do Estado a ampliação do programa para os bairros Igra Norte, Igra Sul, Stan, São Jorge, Salinas e Getulio Vargas.