Educação

Torres capacita professoras para pós-alfabetização

Nove professoras da Secretaria de Educação de Torres participaram do curso de Pós-Alfabetização realizado pelo Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa) de 13 a 15 de março, em Porto Alegre. Elas aprenderam conhecimentos sobre pós-construtivismo, que defende a premissa de que todos podem aprender e se alfabetizar em três meses. Para o Geempa, todos podem aprender, mas todos podem aprender com um novo jeito de ensinar, ou seja, baseado no construtivismo, para o qual aprender não é memorizar o que outros nos informam, mas aprender é resolver problemas, construindo o seu próprio conhecimento.

Segundo o Geempa, um processo de formação escolar deve se orientar por metodologias desafiadoras que privilegiam a construção de conhecimento e a resolução de situações-problema. Em função disso, a entidade atua na formação continuada de professores, repassando conhecimentos desenvolvidos ao longo de seus 36 anos de pesquisas e estudos, voltados, especialmente, para o desafio de alfabetizar alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

O curso de pós-alfabetização realizado pelas professoras de Torres visa qualificar profissionais para atuarem com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Participaram do curso as seguintes professoras: Denise Matos dos Santos, Simone Ewaldt Selau, Liliane Galio Ayres, Loreni Clezar Pereira, Silvete Matos dos Santos Correa, Rozelei de Barros Maciel, Rosana Rodrigues Gomes, Elbia da Silva de Matos e Clari Terezinha Gross Caetano. No total, 27 professoras da Secretaria Municipal de Educação já fizeram o curso desde 2005.

Comentários

Comentários