Torres é um dos 500 melhores municípios do Brasil, segundo FIRJAN
Os dados são do “Índice FIRJAN” de Desenvolvimento Municipal elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, e divulgados a semana passada. O trabalho aponta os melhores Estados, as melhores capitais e os melhores municípios do Brasil. Se baseia em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde, e referem-se ao ano de 2006.
Conforme a pesquisa, Caxias do Sul é o 1º município do Rio Grande do Sul e o 143º do Brasil. Porto Alegre é o 2º e o 176º do Brasil.
Em 3º no Rio Grande do Sul está Lajeado (195º no Brasil). Ainda no ranking do Rio Grande do Sul aparecem Santa Maria (4º), Nova Pádua, Nova Bassano, Carlos Barbosa, Farroupilha, Marau, Bento Gonçalves, Rio Grande.
Torres aparece na 35º colocação no Rio Grande do Sul e 489º do Brasil.
Osório é o 2º do Litoral, 38º no Rio Grande do Sul e 519º do Brasil. Imbé é o 3º do Litoral, 74º do Rio Grande do Sul e 742º do Brasil. Os itens que mais influenciam a favor de Torres são Educação e Saúde, que inclusive superam os de Caxias do Sul. Torres perde pontos em Emprego e Renda, onde é superado por regiões industrializadas.
No Rio Grande do Sul são 496 municípios e no Brasil mais de 5.600. Conforme o estudo da FIJAN, amplamente divulgado pela Imprensa nacional, Porto Alegre ocupa a 9ª posição entre as capitais. Curitiba é a primeira do ranking, seguida por Vitória (ES), São Paulo (SP), Campo Grande (MT), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Goiania(GO) e Brasília. No ranking dos Estados, o Rio Grande do Sul é o sexto.
Os dados da pesquisa podem ser conferidos no site da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. O “Índice FIRJAN” é produzido anualmente.