Torres realiza campanha de prevenção ao Câncer de Pele

O Câncer de Pele é o tipo mais comum de câncer em ambos os sexos e 90% dos casos estão relacionados à exposição excessiva aos raios nocivos do sol. Por este motivo será realizada em Torres uma campanha de orientação e prevenção do Câncer de Pele. A campanha é organizada pelo novo Serviço de Oncologia do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em parceria com o Instituto De Vita de Caxias do Sul, Secretaria Municipal de Saúde e Ulbra-Torres. O objetivo é orientar a população freqüentadora das praias de Torres sobre os riscos e conseqüências do Câncer de Pele, além de explicar as medidas para prevenção do aparecimento desta doença e de como buscar auxílio no caso de lesões de pele suspeitas.

O lançamento será na sexta-feira (15/01) na Praça Borges de Medeiros, na Prainha. Na ocasião, uma junta médica, composta por oncologistas, clínicos e dermatologistas, estará no local para entrevista coletiva sobre a doença que corresponde a 25% de todos os tumores malignos no Brasil. A campanha será realizada até o final do mês de fevereiro na Praia dos Molhes, Praia Grande, Praia do Meio (Prainha), Praia da Cal e em áreas específicas da cidade. Como Torres recebe turistas de todas as partes do Brasil e de países vizinhos a campanha tem um efeito de disseminação de informações sobre o Câncer de Pele muito amplo, atingindo comunidades de diversos locais.

Está programada para a campanha uma série de atividades relacionadas ao Câncer de Pele, tais como palestras educativas voltadas para a população; divulgação e orientação sobre a doença à beira mar através de panfletos distribuídos por acadêmicos de enfermagem da Ulbra às pessoas que estiverem na beira do mar e nas proximidades; cartazes com orientações afixados nos principais hotéis e restaurantes de Torres; guarda-sóis da campanha espalhados pelas principais praias de Torres, com profissionais orientando a população; camisetas informativas, entre outros. O Câncer de Pele quando detectado precocemente apresenta altos índices de cura.

Comentários

Comentários