Geral

Torres sedia Congresso Gaúcho da Ordem DeMolay

Com mais de 500 participantes, o Capítulo Guardiões das Torres, nº 451, de Torres, sediou o XXV Congresso Gaúcho da Ordem DeMolay, CGOD, no último fim de semana, 11 e 12, na Ulbra. Na cerimônia de abertura, a prefeita de Torres, Nílvia Pinto Pereira se fez presente, assim como o prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Márcio Biasi. O presidente da Câmara de Vereadores, Dê Goulart, também estava. Representando a Diretoria Municipal da Juventude, estiveram o diretor Diogo Gonzalez e a diretora adjunta Giovanna Santos. Algumas autoridades maçônicas de nível nacional e estadual também marcaram presença.

Foram 26 Capítulos DeMolays, sendo alguns representados por membros do Paraná, Santa Catarina e Uruguai. A prefeita Nílvia se emocionou com a cerimônia de abertura e demonstrou admiração aos jovens ali presentes. “É um orgulho ver estes jovens aqui em Torres, ver como se comportam, ver como valorizam a família, o lar. O caráter de vocês é admirável”, declarou.

O CGOD é realizado uma vez por ano, sempre em municípios diferentes. Nele, debatem-se novas ideias e ações para o bem da Ordem. Também é um momento de confraternização, com a realização até de competições esportivas, como o futsal. Neste ano, a Copa Jacques DeMolay foi vencida pelo Capítulo Cavaleiros do Sol, nº 639, de Osório. Em segundo lugar, ficou o Capítulo Rio Grande, nº354, de Rio Grande. O Capítulo Guardiões das Torres, nº 451, ficou em 3º lugar.

O XXVI CGOD será realizado nos dias 10 e 11 de outubro de 2015, em Lajeado, no Vale do Taquari, sediado pelo Capítulo Cavaleiros Templários do Vale do Taquari, nº 805.

O que é a Ordem DeMolay?

Segundo o site institucional da Ordem, www.demolaybrasil.org.br, a Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos. Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri, EUA, tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos de idade, melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Os jovens carregam consigo três baluartes, liberdade civil, religiosa e intelectual.

Seu patrono, Jacques DeMolay, foi expedicionário das Cruzadas, no século XIV. Fora queimado, após não entregar seus irmãos e seguidores. Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição e importância da honestidade, da lealdade e do amor fraterno. Reverenciando sua memória, os DeMolays tentam viver suas vidas baseadas nestes princípios e ideais, com os quais qualquer jovem pode conviver. Possui em seu fundamento sete princípios essenciais, os quais chamam de Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

O Capítulo Guardiões das Torres, nº 451, foi fundado em 99 e começou suas atividades em 2000. É patrocinada pela loja maçônica A. E. R. L. S. Obreiros das Torres – GORGS, onde também realiza seus encontros.

Comentários

Comentários