Trabalho Escravo no RS

Há mais ou menos um ano fiz um texto no qual afirmava que existia trabalho escravo no Brasil. Um leitor em comentário, veemente, acusou-me de lançar infâmia sobre a classe patronal do país.

Agora, os jornais dão conta que, no município de Vacaria, 41 índios estavam trabalhando em uma fazenda em atividade que se caracterizava como trabalho escravo, dadas as péssimas condições em que se encontravam. Graças a uma força tarefa composta pela Superintendência do Trabalho, pela FUNAI, pela PF e Pelo Ministério Publico do Trabalho, eles foram libertados.

Este fato, de Vacaria, nos remete para o inicio do período colonial quando os portugueses escravizavam os índios para realizarem os trabalhos braçais de nossa incipiente economia.

Constatando que os índios não prestavam, foram buscar os negros e ai começou  a história que sangra, de morte, a nossa História. É triste concluir, finalmente,que os índios de Vacaria,livres fisicamente, não foram libertados da extrema miséria e  da ignorância,que os leva à fome e os torna presa fáceis de , logo aqui na frente, outros fascinaras travestidos de fazendeiros escravizem, novamente,seus corpos, suas almas,suas vontades e de novo os tornem submissos em troca da comida miserável com que sustentam suas famílias.

Constata-se, pois,que numa coisa, os colonizadores atuais, foram melhores que o Portugueses: Conseguiram que os índios do século XXI, trabalhem mesmo que na condição de escravos!

Comentários

Comentários