Tramandaí está unida no enfrentamento à violência contra a mulher

Vereadores de Tramandaí estão preocupados com o crescente índice de violência contra a mulher em Tramandaí. A falta de especialização no atendimento e de policiamento em geral são fatores que contribui para esse quadro, que coloca o município com um índice percentual superior ao da Capital do Estado.

Por isso, na sexta feira (9), os vereadores Teresinha Silveira (PPS), Lauda Cardoso (PMDB), Leandro da LS (PMDB) e Flavinho Corso (PDT), acompanhados de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e do Departamento Municipal da Mulher formaram uma comitiva para cumprir uma agenda especial para tratar no assunto em Porto Alegre. Também estavam presentes representantes do Sinpol-RS e candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil, que aguardam chamada.

A comitiva iniciou os compromissos oficiais com uma audiência com o Chefe de Polícia, delegado Guilherme Wondracek. Nesta ocasião três assuntos importantes foram tratados. Nesta ocasião, as vereadoras Teresinha Silveira e Lauda Cardoso entregaram documento pedindo a instalação de uma Delegacia Especializada no Atendimento da Mulher (Deam) em Tramandaí e cartórios especializados nas delegacias dos demais municípios do litoral. “Este é o resultado de um encontro de vereadoras e lideranças do litoral norte que estão lutando pelas causas de gênero e estão unidas na busca de um solução para o enfrentamento à violência que assola nossas mulheres, impondo  medidas urgentes “,explicou a vereadora Teresinha.

Também foi entregue uma Moção de Apoio ao movimento “Acadepol para todos”,  assinada por todos os vereadores de Tramandaí. “Há uma carência muito grande de efetivo em todas as delegacias, e muitos aprovados em concursos, esperando a chamada, inclusive em Tramandaí”, disse a vereadora Lauda.

O segundo compromisso foi com a Coordenação das Delegacias de Atendimento Especializado da Mulher (Deam). No encontro com a delegada estadual das Deams, Anita Klein, os vereadores tomaram conhecimento das estatísticas e também das medidas que podem ser adotadas para que a Deam seja instalada. Na reunião, ficou claro que Tramandaí é uma forte candidata a receber a Deam, pelo empenho e  trabalho que vem sendo realizado no município, com o Departamento da Mulher e o Comdim.

Ainda durante a manhã, a comissão reuniu-se com o presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, ouviu as reivindicações e reforçou o empenho no encaminhamento das demandas junto à Casa Civil.

Nesta segunda-feira (12), o Comdim e o Departamento da Mulher usarão a  Tribuna Livre da Câmara de Vereadores para apresentar os seus projetos aos vereadores e assistência, buscando o apoio de toda a sociedade no enfrentamento da violência contra a mulher e um atendimento especializado para os casos de violência doméstica no município.

De acordo com dados de 2013, levantados pela Secretaria de Segurança Publica do Estado, Tramandaí possui um índice percentual de ocorrências de violência contra a mulher maior que da Capital, 14,65%.

Comentários

Comentários