Geral

Trapiche da Lagoa do Marcelino é inaugurado em Osório

A revitalização da orla da Lagoa do Marcelino realizada pela prefeitura de Osório está na sua segunda etapa, com a conclusão da construção do trapiche e quiosques. Nó último dia 21, ocorreu a inauguração do trapiche construído no local. Uma solenidade contou com a benção do Bispo Dom Jaime Khol e reuniu autoridades municipais às margens da lagoa e pessoas da comunidade.

O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, na ocasião, falou que outras estruturas ainda serão construídas no local. “Além do sistema viário, da iluminação, do skatepark, da academia ao ar livre, de quiosques, o trapiche vem dar uma dimensão grande para aquela ocupação. É uma obra de resgate cultural e histórico de uma zona completamente deteriorada do município de Osório e que estabelece uma relação importante das pessoas com aquela área”, disse o prefeito.

A região é um processo em desenvolvimento. “Nós teremos ainda o centro institucional que não foi possível ainda iniciar em função de alguns licenciamentos ambientais pendentes, nós temos ainda o terreno na BR 101 que está interligado com este processo. Na medida em que as coisas vão acontecendo, aquilo pode ser mais desenvolvido”, informou.

O prefeito ainda revela que o projeto foi concebido quando ele já era prefeito em 1996. “Agora, conseguimos dar praticidade à ele, o andamento dessas coisas, às vezes, têm um tempo de maturação, estamos andando ainda, tenho certeza que, daqui para frente, mais apropriado ficará”, disse Bolzan Júnior que ainda comentou sobre os benefícios da Estação de Tratamento de Esgoto de Osório para a recuperação da lagoa.

Além de se tornar uma área de lazer visitada pela população e um novo atrativo turístico, no século passado, entre as décadas de 20 a 50, a orla da Lagoa do Marcelino abrigou o antigo Porto Lacustre, fundamental para o escoamento de toda a produção do Litoral Norte. A rua que dá acesso ao complexo de lazer também homenageia uma importante personalidade, já falecida, o médico Altair Mason.

Comentários

Comentários