Tribo guarani localizada em Osório recebe cuidados odontológicos
A abordagem feita pelas palestrantes da Secretaria Municipal da Saúde, foi sobre a higienização dos dentes, como ela deve ser feita e a prevenção de doenças bucais como cáries e gengivites. Em seguida, foram distribuídos kits com creme, escova e fio dentais. Após a palestra e distribuição dos kits a equipe da saúde realizou exames bucais em toda a tribo.
A agente de saúde, Eliana Borba, esteve presente fazendo relatórios e a listagem dos índios que precisarão ser atendidos em consultório odontológico para a realização de procedimentos mais específicos como restaurações dentárias. A faixa etária atendida foi de 4 a 60 anos. O objetivo é que os atendimentos sejam mais frequentes.
Na tribo guarani visitada pela equipe, desde 2007, 48 índios vivem no local. Segundo o chefe da tribo, Avelino Gimenez, de 57 anos, que traduziu a palestra para a língua guarani, já que muitos dos índios não compreendem a língua portuguesa, relatou que a tribo vive de plantações no local e de algumas doações que recebem. “A palestra foi ótima, nós precisamos desse tipo de atendimento”, disse seu Avelino.
Eles ainda contam com uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, que fez doações de materiais e classes para a escola indígena, onde a professora Josiele Silva ministra aulas para uma turma de alunos do 1° ao 4° ano. As aulas são vinculadas ao Estado.