Trimestre será marcado pelo final do fenômeno La Niña e regularização das chuvas
O trimestre de julho, agosto e setembro será marcado pelo final do fenômeno La Niña e pela condição de neutralidade, o que favorece maior regularidade nas chuvas no Estado. O prognóstico consta do boletim divulgado, nesta quinta-feira (05), pelo Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS), que descreve as condições meteorológicas observadas em junho e as previsões para os próximos três meses. Conforme o boletim, o Rio Grande do Sul deve ter precipitações dentro do padrão no trimestre.
A menor demanda evaporativa da atmosfera no trimestre e o prognóstico de volumes de chuva próximos à normal climatológica indicam que haverá regularização dos níveis de água em rios, açudes e barragens. O boletim aconselha ainda o planejamento do armazenamento de água nesse período, de modo a favorecer a implantação e desenvolvimento das culturas agrícolas.
Segundo o boletim, os volumes de chuva acumulados em junho foram variáveis no Estado (entre 10 mm na região Central e 200 mm no Norte). No entanto, na maior parte do Rio Grande do Sul a precipitação ficou abaixo da normal climatológica.
Confira a nota na íntegra no link: http://bit.ly/M7Eal2.