Tudo pronto para a Festa de Iemanjá em Atlântida Sul
Na noite, terreiras do balneário, da sede do município e de outras cidades serão montadas na areia, onde acontecem os rituais de oferenda e passes para saudar mãe Iemanjá.
A Associação Afro-Sul de Porto Alegre é uma das presenças confirmadas. Após a procissão terreira, o destaque fica com a mesa de Cablocos, Orixás e Iemanjá, onde ocorrem a sessão, distribuição de lembranças, realização de passe e diálogo com os Cablocos.
Na grande mesa há as oferendas da Iemanjá e os ubandistas da Afro-Sul acendem velas, largam flores e algum barquinho no mar, essa é uma forma de evitar que o lixo se acumule na praia. Alimentos como quindins, cocadas, merengues e bombons, considerados oferendas, são distribuídos para as pessoas que acompanham o evento religioso.
Glaci Oliveira Pinheiro (Mãe Glaci de Oxum), explica que o evento alusivo a Iemanjá e para os católicos, Nossa Senhora dos Navegantes, representa o amor à religião.
“Essa procissão é uma linda homenagem a mãe da água. É um agradecimento e pedido para que Ela nos proteja o ano todo. Ficamos implorando pela sua proteção e por isso tocamos tambor, fazendo a caminhada e levamos uma imagem da Iemanjá iluminada durante a procissão. É o mínimo que podemos fazer, para nós isso é muito importante”, conclui.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Osório e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo.