Turmas do curso para motoboys estão abertas em Porto Alegre
O Sest/Senat já está oferecendo Curso de Capacitação para Condutores de Motocicleta – Motoboy/Motofrete, exigido pela Lei nº 12.009/09 – que regulamenta a profissão de motofretista e mototaxista – para o exercício de atividade remunerada com a moto.
Em um primeiro momento, as aulas acontecem em turmas semanais, de sexta a domingo, somente em Porto Alegre. A partir de novembro, a instituição abrirá outras turmas durante a semana. As empresas ainda tem a possibilidade de inscrever seus funcionários na modalidade in company. O curso também será oferecido, em breve, nas 12 unidades do Sest/Senat no Interior do Estado.
A capacitação obedece às determinações da Resolução nº 350/10, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que torna obrigatórias as 30h/aula de atualização aos profissionais em transporte de passageiro (mototaxista), em entrega de mercadorias (motofretista), e tem a supervisão do Detran/RS. Os motoboys têm até dezembro para realizar a atualização. No dia 19, a Resolução entra em vigor, e a exigência passará a ser cobrada.
Entre os conteúdos abordados estão ética e cidadania na atividade profissional, legislação, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde, prática veicular individual específica (carga ou pessoas). O segundo módulo é específico para cada categoria e inclui procedimentos para o transporte de cargas e logística para motofretistas; procedimentos para transporte de pessoas e atendimento ao cliente para mototaxistas, além de legislação específica e prática de pilotagem profissional para ambos. O profissional que queira exercer as duas atividades, deverá realizar um dos cursos e, posteriormente, a qualquer tempo, freqüentar apenas 10 horas/aula adicionais do módulo específico do outro curso.
Por força da Res. 358/10, do Contran, o Sest/Senat é a única instituição autorizada no Estado a ministrar o curso (assim como todos os outros cursos especializados – de veículo de emergência, escolares, coletivo de passageiros e produtos perigosos). As inscrições deverão ser realizadas na secretaria da unidade de Porto Alegre, na Av José Aloísio Filho, 695, bairro Humaitá.