Educação

Últimos dias para inscrição no Vestibular 2007 da Furg – UAB em SAP

Vão até o próximo dia 15 de junho as inscrições para o Vestibular 2007 da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg) em Santo Antônio da Patrulha. O processo seletivo acontece no dia oito de julho, nas escolas do município, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Nesta primeira oportunidade serão oferecidos os cursos de Pedagogia e Administração de Empresas. Porém outras universidades federais, como é o caso da Ufrgs, também terão seus cursos disponibilizados em Santo Antônio.

A UAB é um programa do Governo Federal que busca aproximar os moradores de cidades do interior do país ao Ensino Superior. A parceria é realizada com os municípios, que qualificam e disponibilizam os pólos, e com as universidades federais, que ministram os cursos e assinam os diplomas. A modalidade dos cursos oferecidos é semi-presencial.

O pólo patrulhense está instalado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Cahy, que passou por reformas a fim de qualificá-la a receber as universidades. Contudo, apesar de algumas salas de aula e a biblioteca serem compartilhadas, o pólo possui uma estrutura própria. No local há uma secretaria, sala de tutoria, laboratórios e sala de vídeo conferência exclusivas da UAB. Em todas elas uma estrutura com tecnologia de ponta foi montada, com computadores de última geração dotados de acesso a internet e webcam.

As aulas serão ministradas pelos professores da universidade e os tutores que estarão diariamente no pólo. Esses tutores são bacharéis no curso que acompanharão e alguns possuem pós-graduação e mestrado. Assim os alunos que passarem no processo seletivo e realizarem a matrícula terão aulas obrigatórias no pólo. Contudo, sempre que quiserem, podem retornar a sala de aula ou laboratório para, com os tutores e colegas, sanar todas as dúvidas. Os professores da Furg virão a Santo Antônio acompanhar o andamento das atividades. Ainda, via internet, todos poderão trocar idéias e informações com os mestres de Rio Grande.

Comentários

Comentários