V Jornada Estadual contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Capão da Canoa
Tendo como local a Casa de Cultura Erico Veríssimo foi realizada na tarde desta segunda-feira (12), o décimo segundo encontro da V Jornada Estadual contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizada e coordenada pela Assembléia Legislativa do RS, Fundação Maurício Sirotski Sobrinho, Ministério Público Estadual, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência e Bem-Estar Social, Secretaria da Educação e Cultura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA.
A jornada, coordenada pelo deputado estadual Fabiano Pereira (PT), vem percorrendo os mais diversos municípios gaúchos, aonde vem sendo realizados encontros com o objetivo de reunir pessoas ligadas ao trabalho com crianças e adolescentes, estimulando a reflexão sobre os direitos assegurados através das legislações, bem como apresentar as iniciativas já realizadas com o público alvo nestas regiões.
Em Capão da Canoa, estiveram presentes ao encontro, além do deputado Fabiano Pereira, algumas autoridades estaduais, como o Dr. Miguel Granato Velasques, promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio a Infância e Juventude do Ministério Público Estadual, a senhora Marisa Alberton, coordenadora do Movimento pelo fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no RS, e a senhora Neuza Heinzelmann, do Movimento Coletivo Feminino Plural.
Entre as autoridades locais, participaram do evento o prefeito municipal em exercício, Valdomiro Novaski, o vereador Amauri Germano, representando a Câmara Municipal, o presidente do COMDICA, Paulo Almeida, a secretária de Assistência e Bem-Estar Social, Cerli Ribeiro Novaski, a Drª Caroline Gianlupi, promotora da Vara da Infância e da Juventude e o major Carlos Roberto Xavier, comandante da 1ª Cia da Brigada Militar.
Também prestigiaram a programação, vários representantes de Conselhos Tutelares da região do litoral norte, de entidades em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, diretores, professores, alunos de escolas locais e imprensa.
Após o debate em Capão da Canoa, ainda haverá mais duas audiências: em Lajeado, nesta sexta-feira, dia 16, e o encerramento, em Porto Alegre, no início de dezembro.