Vacinação contra a gripe A sazonal no Estado chega a 30% de cobertura
O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, reforça a importância da imunização, lembrando que a vacinação foi estendida a estes grupos justamente porque eles apresentam mais chances de adoecerem e de evoluírem para casos graves. Simoni faz uma convocação aos integrantes dos grupos de risco e, em especial, às mães com filhos de idade entre seis meses e menos de dois anos. “É importante que cada um faça a sua parte.
A H1N1 é um vírus que já causou problemas sérios em outros momentos, então chamamos as gestantes, o grupo indígena, as pessoas com idade acima de 60 anos e as mães com filhos na faixa dos seis meses a menos de dois anos. A vacina protege.”
Especialista recomenda a vacina para crianças
O vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul e pediatra da Seção de Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Érico Faustini, também recomenda a imunização das crianças contra a gripe A (H1N1) e sazonal, tendo em vista o aumento da incidência de doenças respiratórias nessa época do ano. “Nós recomendamos às mães, que tenham filhos entre seis meses e menos de dois anos, que procurem as unidades de saúde e aproveitem esse momento para vacinar seus filhos e assim prevenir a gripe e, principalmente, suas complicações, que podem levar as crianças a uma internação hospitalar”, destaca o especialista, que completa: “o momento de prevenção é agora”. A campanha ocorre até 13 de maio.
Confira os dados do PNI, consultados às 15h desta segunda-feira (2), sobre a cobertura da Campanha de Imunização contra Influenza de 2011:
Idosos: 414.109 vacinados (29,23% de cobertura)
Indígenas: 7.916 vacinados (40,31% de cobertura)
Gestantes: 21.781 vacinadas (17% de cobertura)
Crianças de 6 meses a menores de 2 anos: 54.942 (27,1% de cobertura)
Profissionais de Saúde: 43.076 (31,27% de cobertura)