Vacinação contra a gripe é prorrogada. Meta não foi atingida em Imbé
Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, até esta data haviam sido feitas 2.925 aplicações da vacina para o público alvo, correspondente a idosos, com mais de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, trabalhadores de saúde e indígenas.
A secretária municipal da Saúde, Nelsa Teixeira Dias, acredita que, com a extensão do prazo, consiga atingir a meta de 3.543 pessoas imunizadas contra os três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1.
Nelsa salienta que as crianças de 6 meses a 2 anos que nunca tomaram a vacina devem receber duas doses, com 30 dias de espaçamento entre a primeira e a segunda dose. O restante do público-alvo vai receber apenas uma dose de reforço. “Nossa equipe da enfermagem visitará, a partir de segunda-feira, todas as instituições de ensino do município para buscar as crianças que ainda não foram imunizadas”, informou.
A grande preocupação da secretária é em relação à baixa procura das gestantes a um dos quatro postos municipais, isto porque, apenas, 53% delas foram vacinadas. “As gestantes podem tomar a vacina, independentemente do período da gestação, não oferecendo nenhum risco para ela ou para o seu bebê”, enfatiza Nelsa. “Só quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, concluiu.
A aplicação da dose pode ser feita nas Unidades de Saúde de Santa Terezinha, Mariluz e Nova Nordeste, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. No Posto 24 Horas a aplicação da vacina é das 8h às 17h30min.