Verão Legal RS 2009 reúne prefeitos em Osório

Em reunião preparatória do Verão Legal RS 2009 com prefeitos e representantes da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amilinorte) nesta quarta-feira (22), em Osório, a coordenação-executiva acertou a formação de parcerias com os municípios e debateu o planejamento estratégico da Segurança Pública, por meio da Operação Golfinho.

O Verão Legal RS 2009 será coordenado pela Secretaria-Geral de Governo e terá a participação de 30 órgãos da administração estadual na prestação de serviços aos cidadãos no veraneio.

Nesta edição, a Brigada Militar vai disponibilizar um efetivo de 3 mil homens, sendo que destes, a previsão será de 1.350 salva-vidas cobrindo todas as guaridas do Litoral Norte (228 guaridas) e Litoral Sul (34 guaridas), e mil homens para o policiamento nas cidades, além do efetivo já existente nos municípios. Em toda a Operação Golfinho, serão investidos R$ 16 milhões. O Governo do Estado oferece 600 vagas para salva-vidas civis.

De acordo com o diretor do Departamento de Logística e Patrimônio da BM, coronel João Carlos Trindade Lopes, a Brigada Militar está organizada para iniciar os trabalhos no litoral. “A BM vai fazer todo o esforço institucional de estar presente no Verão Legal, oferecendo condições de segurança para que os veranistas tenham uma estadia tranqüila”.

Durante o encontro, foi acertada parceria entre o Estado e os municípios através de convênios, cabendo aos municípios a manutenção das guaridas sob orientação técnica da BM. Esses convênios, que seguem as normas da legislação eleitoral, devem ser assinados até 30 de novembro, data em que se iniciará o treinamento de salva-vidas.

Comentários

Comentários