Verão no Litoral: época de contratações
Uma das diferenças entre as organizações que prosperam e aquelas que continuam aos trancos e barrancos ou afundam são os bons funcionários. As empresas cada vez mais, buscam pessoas dispostas, que se dediquem ao trabalho, que sejam comprometidas e, que queiram trabalhar arduamente durante o período em que a maioria curte suas férias. Na pressa de contratar vendedores, algumas empresas cometem erros que acabam custando caro com o passar do tempo. E, muitas vezes, a empresa acaba perdendo clientes por pura falta de atenção na hora de recrutar seus colaboradores.
Neste artigo mostraremos quais são os critérios importantes a serem observados para acertar em cheio a contratação de bons funcionários, pois como o período de trabalho é exíguo não há tempo para erros. Na hora de avaliar um currículo, o gestor já tem o perfil que deseja para a vaga. Por isso, é preciso observar cada detalhe descrito.
No momento da entrevista deverá ser observada a higiene pessoal, a seriedade, a simpatia, postura, o comportamento em geral e, ainda levantar alguns questionamentos do tipo “Você costuma sair muito à noite?”, “O que levou você a concorrer a esta vaga?”. E, pode não parecer, mas com a resposta o empresário pode identificar se o colaborador é uma pessoa que freqüenta muito à noite, o que pode dificultar seu trabalho no dia seguinte. Com o pique do verão não é possível ficar com um funcionário sonolento e desatento.
A contratação é um processo que exige paciência e energia. Resista à tentação de preencher a vaga rapidamente com as primeiras pessoas entrevistadas ou contratar alguém que não seja qualificado só porque você deseja interromper o processo de seleção e voltar à administração do seu negócio. Contrate pessoas que se adaptam ao seu negócio.
A maior dificuldade para contratar pessoas qualificadas é não conseguir manter este emprego na baixa temporada. Algumas empresas pagam um salário mais baixo para determinadas pessoas chave na organização no período de inverno, para garantir que o mesmo possa estar disponível na próxima temporada.
“Os empresários precisam superar a mentalidade de não investir se quiserem um candidato qualificado”. “Você pode negociar uma comissão maior ao funcionário ou pagá-lo de forma diferenciada ao longo do tempo.
Atualmente no mercado de trabalho, existem muitos ex-funcionários de empresas de grande porte muito qualificados, mas nem todos são apropriados ou não aceitam contrato temporário para trabalhar em uma empresa de pequeno porte.
Não selecionar com presa, ter claro na mente o perfil da sua empresa, as características do cargo a ser preenchido, e o perfil da pessoa que irá ocupá-lo ajuda e muito o empresário a economizar tempo, dinheiro e muita dor de cabeça.