Geral

Verão pode ter 65% da BR-101 duplicada

Os gaúchos que usarem a BR-101 para chegar ao Litoral Norte ou a Santa Catarina no verão devem ter uma surpresa.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promete liberar até o final do ano 50 quilômetros de pista dupla dos 88 quilômetros do novo traçado da rodovia. Na parte catarinense, a intenção é entregar 170 dos 248 quilômetros. Nos dois Estados, serão 220 quilômetros de 336 que serão duplicados (65%).

Nos últimos quatro meses, a duplicação no Rio Grande do Sul ganhou novos contornos. O aumento no número de máquinas e funcionários possibilitou concluir viadutos, aumentar trechos duplicados e iniciar construções que até então estavam paralisadas.

Com o ritmo acelerado, o plano é inaugurar o trecho na metade de 2010, ainda durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No Rio Grande do Sul, o trânsito está em pista dupla somente nos 17 quilômetros entre Osório o Morro Alto que já estavam liberados no verão passado. No restante do trecho gaúcho da rodovia, o fluxo segue em pista simples. A mudança no cenário é visível aos motoristas. Há pelo menos outros 30 quilômetros de pista duplicada, faltando apenas os últimos retoques.

Comentários

Comentários