Vereador de SAP sugere vistoria e recuperação de paradas de ônibus na sede e interior
A chuva e o frio, característicos desta estação do ano, dificultam o dia-a-dia de quem utiliza o transporte público municipal, especialmente no que diz respeito aos abrigos, também denominados de paradas.
De acordo com o vereador Flávio von Saltiél (PMDB), é preciso uma revisão estrutural destes pontos. Na reunião legislativa de segunda-feira, Saltiél encaminhou uma indicação ao Executivo no sentido do prefeito, Daiçon Maciel da Silva, determinar ao Secretário competente ou departamento responsável, uma vistoria detalhada de todas as paradas de ônibus localizadas no interior e na sede de Santo Antônio da Patrulha. A sugestão de Flávio é que sejam construídas paradas onde não existe e recuperadas as que estão com problema.
Segundo ele, muitas se encontram em estado precário, com parte da estrutura tombada, com telhas rachadas outras mal conservadas. Em alguns locais, revela o vereador, nem parada existe. “O inverno está no início e o cidadão passa trabalho quando tem que aguardar a sua condução, especialmente em abrigos precários, em muitos casos abaixo de chuva e vento, colocando em risco a sua saúde”, advertiu.
Outro problema apontado por Flávio Saltiél são os enfeites afixados nas paradas por conta da Festa da Cachaça, Sonho, Rapadura e Arroz, que este ano passa a se chamar FECAN. Ele revela que muitas pessoas já se feriram ao esbarrar em parte da ornamentação, feita geralmente de zinco ou material similar. “A festa acabou, mas não foi retirada a totalidade de enfeites, que apresenta pontas cortantes, oferecendo perigo para quem utiliza as paradas”, disse o vereador, apontando exemplos de outras cidades que investiram na com construção de paradas criativas e que oferecem conforto ao usuário do transporte.
“Em muitos locais são firmadas parcerias entre prefeitura e empresários, que ao auxiliarem na construção das paradas, ficam autorizados a utilizar o local para divulgar o seu comércio”, sugeriu Flávio.