Vereador diz que é um desrespeito trazer a FASE para Osório
“Cada município tem que assumir o seu menor infrator, Osório não é lugar de jogar o menor infrator”, disse o vereador, na última sessão da câmara.
O que é:
A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul – FASE RS – é responsável pela execução das Medidas Sócio-Educativas de Internação e de Semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, a adolescentes autores de ato infracional.
Enquete:
Uma enquete realizada no Portal Litoralmania, em 2010, demonstrou toda a inconformidade da população com a possível instalação de uma unidade da Fase em Osório.
Com 2268 votos, 75% dos participantes disseram ser contra a instalação e apenas 25% eram a favor.
Audiência Pública Cancelada
Por determinação do prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, a Audiência Pública que ocorreria no dia 3 de dezembro, para tratar da possível instalação de uma unidade da Fase foi cancelada.
Segundo o prefeito, a audiência foi adiada pela troca do Governo Estadual.
“Como o atual Governo Estadual não teria tempo hábil para analisar e aprovar o projeto vamos tratar esse assunto com o próximo governo que assumirá em janeiro”, disse o prefeito Romildo na ocasião.
Repercussão
Adesivos, carros de som, campanhas pela internet foram algumas das ferramentas utilizadas para expor o descontentamento da população com o caso.
No dia 03, empresários iriam fechar as portas para protestar contra a instalação e se dirigir até o local da Audiência Pública.
Audiência
Após ser cancelada a Audiência Pública do dia 03 de dezembro, o prefeito de Osório garantiu que uma nova data seria marcada, o que até o momento não ocorreu.
Atualmente, o município já abriga a Penitenciária Modulada Estadual de Osório.