Vereador propõe criação de banco de dados dos doadores de sangue de Santo Antônio da Patrulha - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Vereador propõe criação de banco de dados dos doadores de sangue de Santo Antônio da Patrulha

“Doação de sangue é um ato de cidadania. Sua doação pode salvar quatro vidas”! Por isso, o vereador Adelino Stecanela (DEM) apresentou uma indicação ao prefeito Daiçon Maciel da Silva com o objetivo de facilitar a busca por doadores de sangue e ao mesmo tempo valorizar estas pessoas que salvam, anonimamente, centenas de vidas.

Stecanela propôs a criação de um banco de dados, através da Secretaria Municipal da Saúde, com a lista de nomes, endereços e telefones dos doadores de sangue do município de Santo Antônio da Patrulha.

“Esta medida visa facilitar e organizar a busca de sangue pelo Hospital Santo Antônio em situações de emergências”, lembrou o vereador Adelino. “O interessante seria que o sangue coletado dos doadores do município, após as devidas análises, ficasse à disposição da população aqui mesmo em nosso Hospital Municipal, num banco de sangue”, acrescentou Adelino Stecanela.

De acordo com Stecanela, hoje uma pessoa que necessita de transfusão, precisa buscar, por conta própria doadores. Com o banco ficaria mais fácil encontrar doador, evitando possíveis complicações à saúde do paciente. “Não existe uma lista de cadastrados no município, apenas no Hemocentro de Porto Alegre, no entanto, esta lista não é repassada ao município”, recordou o edil.

Na mesma indicação, Adelino Stecanela propõe a priorização dos doadores pela rede municipal de saúde, principalmente no agendamento de consultas e atendimentos médicos. “É uma forma justa de reconhecimento a essas pessoas especiais que anonimamente praticam tão nobre ato de solidariedade e altruísmo, e sem as quais muitos pacientes não poderiam continuar a viver. Cabe lembrar que todos nós somos potenciais usuários de sangue, como, por exemplo, em acidentes ou doenças inesperadas”, frisou Adelino.

A indicação, caso acatada pelo Executivo, salienta Stecanela, serviria como estímulo e como uma forma de conscientizar as pessoas para a importância da doação de sangue. “Acredito que assim estaremos sensibilizando a população para aumentar o número de doadores regulares”, argumentou Adelino.

Na mesma reunião, o vereador solicitou ao Poder Executivo a divulgação através dos meios de comunicação locais e do site da Prefeitura Municipal, do Programa anti-tabagismo da Secretaria Municipal da Saúde, realizado junto ao CAPS.

Stecanela alertou sobre o uso do cigarro, as doenças que ele pode causar e as consequência futuras. Ele lembrou que o uso do tabaco é um dos maiores causadores de câncer de boca, laringe, faringe e pulmão, hoje no mundo inteiro, e que mata milhões de pessoas precocemente.

Comentários

Comentários