Vereador propõe criação de Secretaria de Segurança em Imbé
Nesta segunda-feira (3), a Câmara de vereadores de Imbé voltou de seu período de recesso, e com casa cheia iniciou os trabalhos com muitos debates e apresentação de projetos. Dentre um dos assuntos mais debatidos e de total interesse público incluso na pauta do dia, esteve um anteprojeto criado pelo vereador e presidente da Casa, Fabrício Rebechi Haubert (PTB), propondo a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública.
A iniciativa do presidente vem carregada de uma preocupação eminente com a segurança da comunidade residente em Imbé. Para o vereador a falta de segurança e estrutura das Polícias Civil e Militar, obrigam atitudes diferenciadas e imediatas por parte do Legislativo e Executivo Municipal. Por essa razão, e decorrente de uma reunião realizada esse ano entre os órgãos de segurança e demais edis, o vereador apresentou durante sessão ordinária um anteprojeto de nº 017/08 propondo a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública.
A matéria propõe a inserção de um gabinete e escolha de um secretário para a pasta, criação de um conselho municipal de segurança, departamento encarregado para a guarda municipal, defesa civil e trânsito. A secretaria seria encarregada de auxiliar o prefeito e secretários nas tarefas relacionadas com assuntos pertinentes à segurança, planejar e coordenar ações na área, acompanhar órgãos institucionais de segurança, desenvolver projetos entre outros.
A idéia parece ter sido aceita pelos demais vereadores e pode ser transformada em Projeto de Lei nos próximos meses. “Acho que a criação de uma secretaria municipal de segurança proporcionaria mais tranqüilidade aos órgãos de segurança e a comunidade auxiliando as polícias no combate ao crime”, comentou o vereador autor.