Vereadora apresenta proposta para redução da população de cães e gatos em Tramandaí
“É uma questão de saúde pública, além do conforto da população, do bem estar animal e melhor qualidade de vida na cidade que não pode mais esperar”, explica a vereadora autora.
Lauda aponta índices estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os quais apontam que para cada 10 humanos um cachorro habita as cidades. Calculando, por alto, que Tramandaí tem 40 mil habitantes, estima que Tramandaí, com cerca de 40 mil habitantes, possua uma população aproximada de quatro mil cachorros.
“Esta medida traz entre as principais vantagens o fato da Prefeitura não precisar criar um local próprio para castração, que seria, em curto prazo, local certo também para “desova” de animais e ponto disputado entre pessoas que podem, mas não querem pagar cirurgia aos seus animais – já, assim, após a castração, o animal volta para casa para concluir a recuperação”, salienta a vereadora.
O texto refere, ainda, que a cada triagem para castração realizada nos bairros, paralelamente, seja realizada uma campanha de conscientização sobre posse responsável, cadastramento dos animais e vacinação.