Vereadora reinvindica farmácia 24h junto ao posto central de Osório

DSC04139Aprovado na sessão Ordinária do dia 22/02 o Pedido de Indicação de nº 4/2016 protocolado pela vereadora Bianca (PMDB), que solicita ao executivo que estude a possibilidade de, por meio de processo licitatório, ceder o uso de uma sala no Posto de Saúde Central para a instalação de uma farmácia que fique aberta, sete dias por semana, durante 24 horas por dia.

“Tendo em vista que o horário de funcionamento do Posto de Saúde Central é inferior a 24 horas, faz-se necessário que esta sala possua acesso externo, possibilitando-se, assim, que os cidadãos possam adquirir seus medicamentos após o horário de expediente do Posto de Saúde Central”, disse Bianca.

Ainda de acordo com a edil, “sabe-se que a Administração Municipal vem esforçando-se para que as farmácias fiquem abertas durante 24 horas por dia, em regime de rodízio. Contudo, conforme informações dos fiscais do Executivo Municipal, alguns proprietários de estabelecimentos farmacêuticos estão descumprindo os plantões que foram estabelecidos pelo Decreto nº 189/2015”.

Segundo ela, os empresários alegam que os plantões geram prejuízos em seus negócios, pois necessitam pagar um farmacêutico para cumprir estas escalas, sendo que as vendas nestes horários ficam aquém de suas despesas.

Em meio a este imbróglio está a população que, muitas vezes, acaba ficando desassistida, pois ainda que existam farmácias abertas no turno da noite, as pessoas não sabem para qual estabelecimento se dirigir, já que os mesmos trabalham pelo sistema de rodízio.

Com a adoção desta medida, e havendo interessados em participar do processo licitatório, acabaria-se com o sistema de rodízio, não onerando-se, assim, os proprietários dos estabelecimentos farmacêuticos que já estão instalados em nosso Município, facilitando-se, ainda, a vida dos cidadãos que, na madrugada, necessitam adquirir medicamentos, finalizou a vereadora.

Comentários

Comentários