Colunistas

Vereadores blindados?

Com não tenho o hábito de assistir programas de televisão na repetidora vez que a programação da mesma é das mais ordinárias e cito como exemplo Faustão e o Big Bosta Brasil, perdi a matéria que o Grizotti fez com os vereadores ladrões do dinheiro do contribuinte. Esta expressão ele não usou segundo li hoje no jornal deles, mas eu uso, pois quem assim se comporta é ladrão mesmo.

Em dezembro do ano passado protocolei na Câmara Municipal de Xangri-Lá requerimento com o qual buscava detalhes das viagens de Vereadores e funcionários. Sabia antecipadamente que tal me seria negado, o que soe ocorrer tanto na Câmara quanto na Prefeitura. Não deu outra. Recebi um parecer assinado por um advogado dizendo que tal poria em risco a intimidade dos vereadores. O documento nem mesmo foi assinado pela então Presidente da casa legislativa que é irmã do Prefeito.

Penso que eles possam estar sendo blindados pela repetidora, apenas penso. Siga meu raciocínio. Faz alguns meses fiz comentário aqui no blog que desagradou o meu amigo Rubenir Fernandes, radialista e também Assessor de Imprensa de nosso legislativo e ele retrucou numa coluna que assina no jornal Costadomar&serra de Capão da Canoa. Usando do direito de resposta que democraticamente é dado pelo amigo Wilmar Serra que é editor daquele semanário questionei o Rubenir e este, honesto que é, admitiu ter estado em FOZ DO IGUAÇU ano passado participando de um destes tais cursos. Ele não é o culpado, vez que tão somente servidor, não sendo, pois o ordenador de despesas que à época era a irmã do Prefeito e Vereadora Elizabete Barbosa Zimmer.

Como disse acima penso que nosso legislativo esteja blindado, apenas penso, mas vejam como meu raciocínio tem sentido. A repetidora faz uma festa enorme aqui em nossa cidade, todos os anos. É um verdadeiro inferno. Nem mesmo se pode caminhar na Avenida Central, pois se é intoxicado pela fumaça. A repetidora parece estar sempre devendo à Prefeitura. E todos os anos é “escolhida” para apresentar o seu JA, o mais moderno circo que intinera por este Rio Grande, faturando assim uma grana extra. Sabemos que vereadores e assessores viajam por que eles não fazem uma matéria investigativa aqui?

Durante a semana de carnaval, convidado pelo senhor Paulo Sérgio Pinto participei do Pampa Boa Noite e ao final do mesmo deixei no ar a seguinte pergunta: Sendo a Pampa a única emissora que tem seus estúdios durante o veraneio em Atlântida por que contrata a Prefeitura a outra emissora para suas festas?

E assim a vida segue neste pobre litoral. Nossos vereadores ao início desta legislatura saíram ganhando por mês R$3.500,00 (três mil e quinhentos reais) e o Presidente do poder ganha mais de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês.

Eles têm horário a cumprir somente nas segundas-feiras, único dia em que há sessões. Por falar em Presidente, este é autoritário como se estivemos nos tempos da ditadura. Outro dia, durante a Sessão mandou consignar em Ata que eu estava fotografando. Faz três semanas, mais uma vez veio com esta lengalenga. E daí? Qual é o problema em fotografar o que ocorre na Sessão? Eles estão desgostosos comigo, pois critiquei o fato de nem mesmo se darem ao trabalho de ler os atos durante a sessão, o que delegam a um servidor.

Agora está tramitando um Projeto de Resolução em que vão mudar o Regimento Interno. Será que terão peito de proibir fotografar durante as sessões? Pois se tiverem não vão levar. Aliás, deles nada me surpreende, pois quando falam sempre dizem Câmara de Vereadores, como se a mesma lhes pertencesse. Eles são transitórios, estão Vereadores, mas o Poder permanece. Nem mesmo sabem que a designação para os legislativos municipais, segundo a Constituição Federal é Câmara Municipal.

Hoje à noite haverá mais uma Sessão de NOSSA CÂMARA MUNCIPAL. Se faça presente, acompanhe os trabalhos, pois logo ali haverá nova eleição e você para bem decidir precisa saber como se comportou aquele em que você votou.”

Comentários

Comentários