Vereadores se reúnem com conselheiros tutelares em Tramandaí
As vereadoras Teresinha Silveira (PPS), Lauda Cardoso (PMDB) e o vereador Leandro da LS (PMDB) questionaram o número de Ficais – Ficha de controle de aluno frequente – e foram informados que no momento possuem cerca de 200 registros em andamento.
Os conselheiros falaram das dificuldades em fiscalizar o motivo a infrequência dos alunos, sendo que o Conselho Tutelar deve entrar em ação somente depois de esgotadas as demais providências por parte da escola.
Entre as dificuldades está a falta de veículo para ir até a residência da criança, fazer contato com os pais e averiguar a situação. O Conselho possui apenas um veículo para todos os demais serviços que lhe são atribuídos e este está frequentemente em manutenção. Muitos alunos que não frequenta mais as escolas acabam por inviabilizar a matrícula de outro aluno.
A falta de vagas no município também foi tema abordado, o que teria origem, em grande parte, no grande número de pessoas que migram de diversas regiões para Tramandaí.
A possibilidade de que as creches de Tramandaí estejam sendo ocupadas por crianças moradoras de Imbé é uma preocupação que deverá gerar uma investigação por parte da Comissão de Educação. “Viemos aqui para fazer um diagnóstico da situação no município, conhecer o trabalho e ver de que forma, dentro de nossas atribuições, podemos ajudar”, disse Teresinha que é presidente da Comissão.