Geral

Viabilidade de parque eólico na Estância é anunciada em reunião em Tramandaí

É viável a construção de um parque eólico no Distrito de Estância Velha. Foi isto o que a empresa Forza Energias Alternativas anunciou em reunião realizada com o Poder Executivo, moradores e imprensa, na manhã de sexta-feira (10). O anúncio da possível construção do Parque Eólico Tramandaí II foi feito na sala de convenções do Hotel Schenkel, em Tramandaí. Durante a reunião foram apresentadas fotos dos terrenos e do trabalho desenvolvido até então.

Após dois anos de medições dos ventos da Estância, os sócios Roberto Jardim e Edson Jardim convocaram a reunião com o objetivo de anunciar a viabilidade do projeto. A Forza Energias também é responsável por todo o projeto do Parque Eólico já existente no município, e segundo Roberto, há grandes possibilidades neste novo parque. “É uma área grande, um espaço de 3 mil hectares. A medição mostrou que os ventos são bons”, afirmou.

Comparando o parque atual – localizado na divisa com Cidreira – com o que está sendo estudado, se pode notar uma grande diferença em espaço. O atual possui 400 hectares e a Estância tem uma área de 3 mil hectares, sendo que quanto maior o espaço, mais capacidade e atratividade para o projeto. Além disto, moradores presentes no encontro também se mostraram otimistas, uma vez que além de lucrarem com o aluguel do terreno, eles também continuarão a utilizar a área para plantação e criação de animais.

Presentes no encontro estavam o prefeito de Tramandaí, Edegar Rapaki, o vice-prefeito, Clayton Ramos, comerciantes, moradores, imprensa, e representantes de associações.

Ao falar, o prefeito Rapaki agradeceu a escolha por Tramandaí para receber mais um parque eólico. De acordo com Roberto Jardim, a fase crítica está vencida, restando agora providenciar a licença ambiental e então iniciar a construção dos aerogeradores no período de aproximadamente dois anos.

Comentários

Comentários