Vigilância sanitária intensifica ações para evitar a dengue em Osório
Segundo a coordenadora do setor, a médica veterinária, Anne Marth, a vigilância está realizando o trabalho educativo, principalmente junto às praças da cidade, mas é importante que todos os munícipes se envolvam nessa campanha. “Estamos visitando os bairros e encontramos muitos pneus com água, nas praias, piscinas sem tratamento e muito lixo nos pátios das casas, principalmente, de embalagens plásticas que acumulam água”, alertou a médica veterinária. Além de conscientizar a população para não jogar lixo em terrenos baldios, acumulando água e virando criadouros de mosquitos, a vigilância pretende visitar as escolas do município, realizando palestras com exibição de vídeos educativos para as crianças.
A Secretaria Estadual da Saúde – SES, informa que o Rio Grande do Sul tem um total de 1728 notificações de casos de dengue, de janeiro de 2010 até o dia de 9 de março. Ijuí e Santa Rosa continuam apresentando o maior número de registros – Ijuí com 1441 casos notificados e Santa Rosa com 52. Em outros municípios do Estado o número de casos chega a 235 – quantidade já incluída no total do Rio Grande do Sul. Em Osório, não existe nenhum caso registrado da doença, mas é importante cada um fazer a sua parte.
Tire algumas dúvidas sobre a dengue:
Existe vacina? Quantas vezes se pode ter dengue?
Não existe vacina. Existem 4 tipos de vírus (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4), pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, 4 vezes. Cada tipo confere imunidade.
Como é o mosquito da dengue ?
O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.
Como o mosquito da dengue se infecta?
O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da Dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.
Quais os principais sintomas da dengue ?
A dengue clássica se manifesta assim:
99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto.
60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos.
50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital);
50% têm prostação, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos.
25% têm manchas vermelhas no tórax e braços.
Importante !
A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios!
Diante a mínima suspeita de Dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Consulte um médico. Beba bastante água.
O que cada um pode fazer para evitar o mosquito?
Não acumular lixo, ou seja, materiais em desuso que retenham água parada como pneus, garrafas, copos, latas;
Tapar a caixa d` água, poços, latões e filtros;
Lavar os pratinhos de folhagens, escovando as bordas para eliminar os ovos do inseto, e não acumular água, podendo colocar areia;
Tratar as piscinas.