Wikipedia proíbe Cientologia de editar artigos
Por 10 votos a 1, o Conselho de Arbitragem do site decidiu nesta quinta-feira (28) em favor da proibição de edições de usuários provenientes de todos os endereços IP que pertencem à Igreja da Cientologia e seus associados, além de banir alguns usuários pelo nome, informou o site da revista “Wired”.
“Cada lado deseja que os artigos com o seu tópico reflitam o seu ponto de vista e acabaram recorrendo a uma batalha estratégica de edição”, afirmaram os editores oficiais durante a votação do caso.
“As piores vítimas foram as biografias de pessoas vivas, que tiveram seus artigos modificados com opiniões favoráveis ou contrárias a elas, dependendo do ponto de vista do colaborador no momento da edição dos artigos”.
Um porta-voz da igreja procurou minimizar o desfecho do caso, dizendo que a decisão do Conselho de Arbitragem da Wikipedia faz parte da rotina de um processo de tratamento dos conflitos no site.
“Os cientologistas se importam com o que vem sendo publicado na Wikipedia? É claro”, disse Karin Pouw. “Alguns [posts] são errôneos e cheios de ódio. Esperamos que isso resulte em artigos mais precisos e úteis na Wikipedia”.