Xangri-Lá executará projeto vinculado à campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”
Firmaram o termo o Vice-Presidente da FMP, Procurador de Justiça Cesar Luis de Araújo Faccioli, também representando, no ato, o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, e o Prefeito Cilon Rodrigues da Silveira. A assinatura aconteceu durante a apresentação do projeto aos Professores da rede municipal, à equipe diretiva das escolas e à comunidade, em Xangri-Lá.
O termo de cooperação técnica tem por objetivo a formação pessoal e a capacitação profissional dos professores da rede municipal. Além disso, o projeto prevê a disponibilização de ferramentas metodológicas e novas dinâmicas pedagógicas a serem utilizadas pelos educadores do ensino fundamental no trato de temas relativos a valores definidos pela Unesco/Unicef como fundamentais para o futuro da humanidade e do planeta.
O projeto é um braço da campanha do Ministério Público “O que você tem a ver com a corrupção?” e conta com a parceria da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Instituto Vivendo Valores (VIVE), vinculado à Brahma Kumaris, e Planeta Cooperação. “A proposta é desenvolver uma busca de resposta proativa diante da crise ética e da fragilidade de valores que se abate sobre a sociedade brasileira”, ressalta Cesar Faccioli. “Pretende-se formar multiplicadores qualificados para fomentar a difusão dos temas tratados na campanha, especialmente de valores éticos republicanos, na primeira infância, valendo-se de métodos eficientes de comunicação com as crianças”, explica.
Em sua fala aos Professores, o Procurador de Justiça e Coordenador Estadual da campanha ponderou que “estamos conscientes do papel fundamental e da responsabilidade do educador, como o grande artífice da construção de cidadãos eticamente comprometidos e futuros agentes de modificação cultural e de transformação social, sem esquecer o papel da família e do Estado e, neste, o MP”. Ainda na sua fala, Cesar Faccioli afirmou que “um dos grandes diferencias do projeto é oferecer um novo processo de comunicação e envolvimento entre professores e alunos, fundamentado na neurociência do comportamento e aprendizagem, fomentando a criação de espaços lúdicos, prazerosos e, porque não, alegres”. O projeto utiliza, também, toda a base teórica e a experiência aplicada do VIVE. O Procurador de Justiça destacou, ainda, que o projeto ambiciona chamar a atenção para a importância da educação e do Educador, assumindo a responsabilidade social e política de lutar pela valorização do ensino – e especialmente do ensino de valores – como a principal política pública de qualificação ética da nação.
Para o Prefeito Cilon Rodrigues da Silveira, os Professores e a direção da escola são pessoas que conduzem a educação do Município. “Estamos orgulhosos de utilizar este recurso para o projeto Resgate de Valores, a fim de melhorar e capacitar os educadores e, mediatamente, formar cidadãos mais comprometidos com os valores republicanos”, afirmou. O Prefeito ressaltou que este investimento terá o retorno imediato ao final dos 12 meses, prazo de execução do projeto, “mas o grande resultado será sentido a médio e longo prazo”.
O evento finalizou com a apresentação do projeto “Resgate de Valores” pelo Coordenador do projeto, Professor Martim Barboza, e pelos integrantes da equipe de coordenação, Professor Guilherme Nogueira e Patrícia da Costa Silva, respectivamente capacitadores nas áreas da neurociência e da metodologia do Vive. Participaram também do evento o Vice-Prefeito Erico de Souza Jardim, o Secretário de Administração, Paulo Roberto da Rosa, o Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura, Eduardo Jardim Alves, os Vereadores Frederico Freire Maria Isabel Eberle, integrantes da coordenação técnica do projeto Resgate de Valores, Professores municipais e integrantes da comunidade.