Xangri-Lá faz recuperação e manutenção de dunas
Dentro da iniciativa, esta semana, a Praia da Marina, em Xangri-Lá, recebeu duas novas passarelas de acesso à praia. Uma para acesso direto dos moradores de um condomínio e outra de acesso livre.
O Município de Xangri-Lá já possuí a Licença de Instalação para execução do Plano de Manejo de Dunas, que atende as orientações da Fundação Estadual de Proteção Ambiental/Fepam.
A informação é do secretário de Turismo e Meio Ambiente da prefeitura de Xangri-Lá, Paulo Roberto Sant'Anna, que vistoriou as passarelas em companhia do biólogo Estevão Schwanbach.
Originalmente, o campo de dunas ocupava área mais expressiva no Município, fazendo parte do extenso campo eólico ativo que ocorre ao longo de toda a planície costeira do Rio Grande do Sul. A acelerada ocupação da orla marítima, nas últimas décadas, provocou um bloqueio no transporte natural de areia pelo vento para as dunas livres.
Atualmente, muitos trechos do Litoral Gaúcho estão com problemas cíclicos de manutenção das vias públicas e residências devido à invasão da areia ou por ação das ressacas, principalmente nas áreas desprovidas de dunas, associadas aos sangradouros de águas pluviais à praia.
A gestão de uso e ocupação de solo, bem como o manejo das dunas, objetiva solucionar estes problemas e garantir a preservação do meio ambiente com suas características próprias. A colocação das passarelas foi possível mediante a parceria da prefeitura de Xangri-Lá e do Condomínio La Plage, cujos moradores são frequentadores da Praia da Marina.