Xangri-Lá pleiteia extensão da Universidade Federal do RS
O Município de Xangri-lá pleiteia uma extensão da Universidade Federal do RS. A informação é do secretário de Educação do Município, Anderson Nunes. Ele representou o Município em reunião, promovida pela Reitoria da Universidade, em Porto Alegre, Capital do Estado.
Conforme o secretário, o encontro, que aconteceu no começo de abril, iniciou a discussão sobre a possibilidade de instalação de uma extensão da UFRGS em um dos municípios do Litoral Norte. Com a presença de diversas autoridades municipais, a reunião foi coordenada pelo professor Carlos Alexandre Netto, reitor da UFRGS; mais a deputada Maria do Rosário, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
O secretário de Educação do Município, Anderson Nunes, defende Xangri-lá para que sedie a Extensão Universitária de forma conjunta com outro município, possivelmente com Capão da Canoa.
O assunto terá continuidade em Audiência Pública, em 24 de abril, às 19 horas, no auditório da Prefeitura de Tramandaí. Para o encontro, o reitor da UFRGS solicitou que cada um dos pretendentes elaborem duas demandas: uma voltada para a vocação do respectivo município e outra sobre as reais necessidades da instalação de cursos de nível superior. O assunto é de grande relevância, pois a instalação de extensão universitária pode constituir-se num dos vetores do desenvolvimento do município contemplado.