Yeda afirma que governo está mergulhado na realidade regional

Recebida por centenas de pessoas, a governadora Yeda Crusius chegou nesta sexta-feira pela manhã (28) ao Centro Administrativo da prefeitura de Alegrete, região Fronteira Oeste do Estado, onde realizou a instalação do seu governo através do processo de interiorização. Juntamente com todo secretariado estadual, a governadora foi recepcionada pelo prefeito José Rubens Pillar e autoridades locais.

De acordo com a governadora, esta terceira edição da interiorização marca um diferencial em relação às outras. “Aqui em Alegrete teremos um novo formato, marcado pela política de participação da população. Este evento será uma oportunidade de apresentarmos aqui o Orçamento de 2008, que, além de ser inovador, contém em cada projeto o passo-a-passo do que é importante para a região. Vamos assinar o conjunto de demandas e vamos ouvir o que mais podemos trabalhar em conjunto. Isso será o incentivo que nós teremos para continuar trabalhando o que nos é importante para a região e o Governo do Estado como um todo”, disse.

A transferência da sede do Executivo estadual para outros municípios é uma iniciativa que busca promover o desenvolvimento regional e apoiar as ações das 26 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Além de Alegrete, integram a Fronteira-Oeste os municípios de Barra do Quaraí, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

Realidade
Ao dar início ao processo de interiorização, Yeda Crusius destacou que o governo “está mergulhado na realidade regional, vendo, ouvindo, conversando, e buscando soluções onde estão aqueles que convivem com os problemas e que melhor são capazes de perceber o modo de os resolver”.

Conforme a governadora, as dificuldades são enfrentadas através do realismo. “Não estamos dispostos a passar pelas dificuldades sem as superar. Vamos fazer isso contando com o brio da gente gaúcha, com o mesmo entusiasmo dos farroupilhas, com a mesma integridade dos nossos antepassados e com o mesmo e eterno amor ao Rio Grande”, afirmou. Em seu pronunciamento, a governador lembrou, ainda, das palavras do alegretense Oswaldo Aranha, quando disse: “A inteligência humana não conheceu ainda dificuldades insuperáveis; a História é uma renovada vitória da inteligência”.

O prefeito José Rubens Pillar agradeceu a presença de Yeda Crusius e ressaltou a importância da interiorização para discutir e aproximar o governo com a comunidade. “Temos certeza que a governadora levará os pleitos e aquilo que for possível resolver sempre em benefício da nossa coletividade. Um governo não resolve problemas individuais, mas sim coletivos que atinjam a todos”, falou. Após a cerimônia, a governadora fez o descerramento da placa alusiva à interiorização e realizou uma coletiva com a imprensa local.

Programação
A programação no Centro Administrativo de Alegrete prossegue com audiências com prefeitos dos 13 municípios da Fronteira Oeste. Serão firmados diversos atos, que incluem assinaturas de protocolo para realização de curso de tecnologia da informação, de contrato do programa para prestação de serviços de abastecimento de água e esgoto sanitário, do termo de Turismo Rural e da doação de veículos para o Uruguaiana. Também fazem parte da programação entregas do Caderno de Regionalização do Plano Plurianual (PPA), pelo secretário de Planejamento e Gestão, Ariosto Culau, e assinatura do termo de adesão de Alegrete ao programa Saúde da Família.

Às 13h30min, no Clube Caixeral, a governadora lança a Campanha Regional de Combate à Dengue. Os dez municípios que melhor executam ações de controle da doença serão premiados pela Secretaria da Saúde. A seguir, a governadora fará lançamento da linha executiva de passageiros Alegrete-Porto Alegre, da empresa Planalto. Às 14h30, participa da solenidade de lançamento da pedra fundamental da Usina Termelétrica da Cooperativa Agroindustrial Alegrete (Caal).

Paralelamente à agenda da governadora, as secretarias e demais órgãos da administração estadual a elas vinculados estarão desenvolvendo ações e promovendo eventos com a participação da comunidade. Palestras, oficinas para mulheres, serviços do Tudo Fácil Eletrônico, escolinha de trânsito para crianças e confecção de carteiras de identidade digital são alguns dos itens da programação.

Comentários

Comentários