Yeda anuncia na Fiergs retomada do Simples Gaúcho a partir de outubro
A governadora Yeda Crusius anunciou, durante a solenidade de posse de Paulo Tigre para seu segundo mandato na presidência da Fiergs, na noite de quarta-feira (24), que ainda em agosto será enviado à Assembléia Legislativa o projeto de isenção de ICMS para empresas com faturamento de até R$ 240 mil já a partir de outubro deste ano, dentro do Simples gaúcho.
A proposta inicial previa a medida para agosto do próximo ano. A isenção atingirá mais de 100 mil empresas, representando aproximadamente 85% das micro e pequenas empresas do Estado. Em seu pronunciamento a governadora destacou que a decisão foi tomada após várias rodadas de negociação, ouvindo a sociedade e os deputados da base e graças ao sucesso obtido com o ajuste fiscal das contas públicas.
“Nosso governo sabe que é das usinas de criatividade do setor privado que vêm as possibilidades de prosperidade material e social. Entre as responsabilidades que nos cabem, como governantes, no atendimento das demandas da sociedade, estão aquelas de favorecer e conceder segurança ao empreendedorismo privado e à sua competitividade. E sabemos mais: precisamos vencer, e estamos empenhados nisso, o desnível que separa, sob o ponto de vista qualitativo, o setor público do setor privado”, afirmou a governadora, sob aplausos do público que lotava o Teatro da Fiergs.
A governadora acrescentou que estes são pontos de honra e rendem desgastes políticos. “Mas deles não abrimos mão. Consideramos que colocar ordem na casa, equilibrar as contas do Estado, modernizar a gestão, profissionalizar a administração e o governo – fazer mais com menos – são imposições morais para quem tenha consciência de suas responsabilidades perante a história.”
Parceria na reforma tributária
Yeda aproveitou a presença do presidente da República em exercício, José Alencar, para solicitar sua parceria quando a reforma tributária retornar à pauta do Congresso Nacional. “Num contexto fiscal mais justo para todos os membros da federação, poderíamos avançar mais rapidamente. Como os números recentemente anunciados evidenciam, a União, em cuja carga tributária se esgota a capacidade contributiva da sociedade, continua batendo recordes de arrecadação. Tenho certeza de que o que acabo de afirmar conta com a concordância do nosso vice-presidente, também ele um homem da indústria e um homem público atento a essas questões”, disse.
Paulo Tigre destacou a disposição de manter o diálogo que tem sido permanente com o Estado. “O Rio Grande do Sul, através de sua governadora e seu secretariado, está chegando ao déficit zero. Parabéns, governadora Yeda! Isso é motivo de comemoração, pois sinaliza que o Estado pode voltar a investir, já dispondo dos Programas Estruturantes que indicam que o Estado pensa cada vez mais com visão de futuro,” saudou.
O evento contou ainda com a presença da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que anunciou o início das obras de duplicação da BR 392, entre Pelotas e Rio Grande, até o final do próximo mês, e autoridades ligadas ao setor industrial e do agronegócio.