Geral

Yeda Crusius assina nesta segunda-feira designação para a Operação Verão Legal 2009

A governadora Yeda Crusius assina, às 15h desta segunda-feira (27), em ato no Palácio Piratini, a designação da Coordenadoria Executiva da Operação Verão Legal RS 2009. O grupo é responsável pelo planejamento e articulação das ações que compõem o projeto realizado pelo governo do Estado no litoral gaúcho durante o período de veraneio. A operação, entre 20 de dezembro de 2008 e 3 de março de 2009, envolve 30 órgãos da administração na prestação de serviços públicos à população em deslocamento às praias.

O grupo executivo da operação iniciou o planejamento das ações para o verão de 2009 no último mês de agosto e, desde então, vem realizando diversas reuniões preparátórias com os organismos do Estado e com as prefeituras. Na última semana, houve encontros com os 23 prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Amzonasul), em Turuçu, e com os prefeitos e representantes da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amilinorte), em Osório.

Novamente, as Casas de Governo, que concentram a prestação de serviços, como o Tudo Fácil Eletrônico, funcionarão em Capão da Canoa e no Cassino. Como novidade, haverá emissão de carteira de identidade em comunidades carentes no interior de Rio Grande e no Balneário do Laranjal. Também o serviço Salvar Samu terá reforço para o atendimento de urgências.

Na Segurança Pública, serão investidos R$ 16 milhões na Operação Golfinho, uma das iniciativas integrantes do Verão Legal RS. A Brigada Militar vai disponibilizar um efetivo de 3 mil homens. A previsão é de 1.350 salva-vidas cobrindo todas as guaridas do Litoral Norte (228 guaridas) e Litoral Sul (34 guaridas) e mil homens para o policiamento nas cidades, além do efetivo já existente nos municípios.

As ações do Verão Legal também incluem projetos culturais e educacionais e de inclusão digital e saúde, entre outros.

Comentários

Comentários