1400 casos de câncer por ano: Litoral Norte pode ter unidade de Oncologia no hospital de Osório

Hospital de Osório

A presidente da Amlinorte, prefeita Márcia Tedesco, de Balneário Pinhal, se reuniu na sede em Osório com o coordenador da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Robson Brehm, e a coordenadora adjunta, Janete Ferri.

No encontro, a presidente informou aos coordenadores o resultado do pleito solicitado em Brasília, junto aos senadores e deputados federais da bancada gaúcha. “Nossas demandas são muitas, mas a pauta principal foi a saúde”, explicou a prefeita.

Segundo ela, os 19 prefeitos que estiveram nas reuniões organizadas pela Amlinorte, em Brasília, pediram recursos de bancada para a implementação de uma unidade de Oncologia na região.

A proposta é que este serviço seja instalado no Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, em Osório, pela localização centralizada do município no Litoral Norte.

A presidente informou que os deputados e senadores foram sensíveis ao pleito, compreendendo a necessidade, principalmente pelo aumento no número de casos oncológicos na região, cerca de 1.400 novos casos ao ano.

Desta forma, a 18ª CRS deverá conduzir, junto com a direção do HSVP, que está sob intervenção do Estado do RS, a formalização do projeto para apresentação no Ministério da Saúde.

Uma vez em tramitação, os prefeitos trabalharão junto aos deputados de suas bancadas para a liberação de recursos para a implantação da unidade de Oncologia na região.

Rose Scherer

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários