Geral

33º Rodeio de Osório homenageia Arom Fernandes

Realizar homenagem para as pessoas como forma de reconhecimento é atitude de pessoas que respeitam o próximo. Com essa ideia, a administração do 33º Rodeio Crioulo Internacional e Osório, fez uma bela homenagem para o tradicionalista Arom Fernandes, na noite de se4xta-feira (17).

Um público que lotou as arquibancadas da campeira assistiu a linda e emocionante solenidade que começou com a presença da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e com familiares que acompanhavam o homenageado.

Os participantes e o prefeito Eduardo Abrahão entraram na pista de laço, montados a cavalo.

O prefeito Abrahão lembrou que não é por acaso que Osório tem um dos maiores rodeios do Estado do Rio Grande do Sul. – Graças ao empenho de homens como o Arom, hoje conseguimos estar realizando a 33ª edição do nosso tradicional rodeio. – Felizes dos homens que conseguem ser homenageados com seus pares.

O Arom é um exemplo de contribuição, dedicação e amor ao tradicionalismo – disse o prefeito que usava um lenço preto em solidariedade a família do homenageado, que está de luto pela morte de um familiar, ocorrida há poucos dias.
 
Currículo campeiro de Arom Fernandes

Natural de Passinhos, filhos de Aristides Fernandes e Zulmira Fernandes, tem três irmãos: Amâncio, Adalberon e Zilda. Casado com Luiza Silveira da Silva, é pai de Marione Fernandes. Desde moço, seu trabalho foi nas lides campeiras, administrando pequenas e grandes fazendas.

Sua trajetória de prêmios e participação na organização do rodeio de Osório começou em 1978, quando na mesma data conquistou o primeiro título oficial de rodeios, juntamente com seus amigos, Zenir Ferreira e Abílio Lopes.

Foi patrão do Piquete de Laçadores Presilha da Amizade de 1978 a 1980, laçando 10 anos com Zenir Ferreira, seu grande amigo. A dupla que conquistou muitos prêmios foi considerada a dupla da região mais premiada da época.

Participou da fundação do Piquete Tropilha Gaviona, tornando-se o primeiro patrão e também ajudou organizar as duas Festas Campeiras promovidas pela entidade.

Entre seus parceiros de dupla estão Júlio Souza, Meneguete Ferreira, Juarez Alves e Airton Ferreira. Com Airton Ferreira, laçou durante oito anos, divulgando o nome de Osório em vários Estados do nosso país. Muitos foram os títulos conquistados pela dupla. Em 1994 foi a escolhida no município de Osório para representar a cidade no Rodeio Internacional de Vacaria. Neste mesmo rodeio, Arom consagrou-se campeão individual de laço representando o CTG Estância da Serra.

Posteriormente, passou a fazer parte do Piquete de Laçadores Pala Velho, começando a partir disso, a participar de forma direta da organização do rodeio, juntamente com Clauidiomir Oliveira (Beko).

Formando a dupla Beko e Arom, onde o primeiro rodeio em que participaram conquistaram o título de campeão, ganhando um automóvel 0 Km na cidade de Rolante. Seguiram durante oito anos, organizando o Rodeio de Osório, laçando de duplas, conquistando muitos prêmios, fazendo grandes amizades e divulgando o nome da cidade de Osório, e sempre convidando para participarem do rodeio do município da terra dos bons ventos.

Em 2006, a dupla representando Osório, obteve uma das suas conquistas mais importantes, campeã brasileira. Arom representou a 23ª região na seleção durante 11 anos, onde três vezes conquistou o título de campeão.

No ano de 2009, foi convidado novamente para fazer parte da organização do Rodeio, onde durante dois anos esteve à frente da comissão campeira do evento.

Ao completar seus 60 anos de idade, Arom começou a participar da modalidade veterano, onde durante a atuação em quatro rodeios, foi premiado em três.

Comentários

Comentários