60 toneladas de produtos de origem animal foram destruídos no Litoral gaúcho

Em 60 dias, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) destruiu 60 toneladas de produtos de origem animal, recolhidos em 108 apreensões no Litoral Norte e Sul do Estado. O balanço parcial do trabalho de fiscalização denominado “Operação Litoral” foi divulgado no fim de semana pelo secretário da Agricultura, João Carlos Machado. Conforme ele, o Departamento de Produção Animal (DPA) da SAA realizou 181 barreiras, nas quais inspecionou 5.289 veículos, verificando 175 infrações.

Foram fiscalizados 1.201.769 quilos de carne bovina, 13.383 quilos de peixe, 493.192 litros de leite e derivados, 28.659 dúzias de ovos e 2.334 animais. “A ação da Secretaria da Agricultura no Litoral este ano foi modificada. Concentramos nosso trabalho sobre denúncias de irregularidades. Isso tem garantido uma fiscalização precisa e ainda mais eficiente”, avalia Machado. Conforme o secretário, a intenção das inspeções desenvolvidas neste período é evitar que produtos sem procedência sanitária ou em más condições de conservação cheguem à mesa do consumidor. Para tanto, os locais de procedência (matadouros, granjas, frigoríficos) precisam ter atestado de Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ).

O veterinário do DPA Rodrigo Etges, responsável pela totalização dos dados da “Operação Litoral”, lembra que ainda resta uma quinzena para o término das ações. O relatório final da “Operação Litoral”, que iniciou dia 15 de dezembro de 2006, será divulgado no início de março.

Comentários

Comentários