As próteses – Por Suely Braga
Já aos primeiros dias do mês de janeiro de 2015 os gaúchos surpreendem-se com o primeiro escândalo no Rio Grande do Sul. O escândalo do superfaturamento das próteses praticadas por médicos e empresas fornecedoras de próteses para os médicos e hospitais, dando um rombo nos cofres.
Públicos e no SUS de milhões. O escândalo veio à tona numa reportagem no programa Fantástico da Rede Globo, domingo passado. De lá para os dias atuais pouco se tem divulgado na mídia. Há um silêncio total das Instituições responsáveis pelos médicos. A Associação e o Sindicato dos médicos estão completamente calados, sem nenhum pronunciamento. As mesmas Associações e Sindicatos que comunados com a grande mídia fizeram carga cerrada, quando a Presidenta Dilma anunciou e pôs em prática o Programa Mais Médicos, importando médicos estrangeiros, principalmente contra os cubanos. Foi uma gritaria que durou por muitos meses e uma polêmica envolvendo a população, querendo boicotar o programa. Durante todo o período eleitoral os médicos continuaram boicotando a Candidatura Dilma. Muitos, em algumas partes do país, fizeram campanha aberta nos próprios consultórios, divulgando a candidatura adversária.
O que estou achando muito estranho é o silêncio das Associações Médicas diante de tamanho escândalo não só com o superfaturamento de próteses, mas até falsificação de assinaturas.
Mais interessante ainda é que os médicos do Programa Mais Médicos não estão envolvidos.
Infelizmente nossos médicos brasileiros formaram um corporativismo, uma casta fechada que não visam cuidar da saúde, defender a vida, mas visam atualmente o lucro.
Passaram por cima do juramento que fizeram na formatura, para enriquecerem. A saúde no Brasil virou mercantilismo e os pacientes se transformaram em mercadoria.
A Presidenta Dilma já está lançando a segunda etapa do Programa Mais Médico agora programando as especialidades que prometeu na campanha. Será que diante de tamanho escândalo os médicos brasileiros vão se levantar novamente contra o programa? É muito possível que a mídia e a oposição voltem com a polêmica para descaracterizar o programa que teve tanto sucesso.
SUELY BRAGA
suelybraga9@gmail.com