6ª Festa da Anchova supera expectativas em Imbé
A 6ª edição da Festa Estadual da Anchova foi um sucesso e superou as expectativas, tanto da Associação Comercial e Industrial de Imbé (ACIMI), realizadora do evento, quanto da Prefeitura Municipal de Imbé, apoiadora, juntamente com o Grupo Murliki, que fez a produção da festa. Mais de 50 mil pessoas passaram pelos pavilhões, shows e praça de alimentação ao longo do feriado prolongado da Proclamação da República. A comercialização de anchovas assadas na brasa ficou em 10 mil, entre as vendidas pela festa e pelos restaurantes participantes.
A presença em massa do público, motivada pelo tempo bom, apesar dos ventos fortes, com exceção do último dia, quando choveu, foi essencial para o sucesso do evento. O prefeito de Imbé Jadir fofonka destacou, no encerramento da festa, que já estão sendo feitos os preparativos para a temporada de verão 2007/2008 e também que já pensa na 7ª edição do evento. Para Fofonka, esta foi a melhor festa da história. O secretário de Turismo Alexandre Nogueira disse que em 2008 a festa será melhor ainda.
O presidente da ACIMI Irineu Flores Júnior lembrou que o empenho na organização foi essencial para o sucesso. Para ele, a parceria da Prefeitura com a iniciativa privada é o caminho para estes eventos. “É uma parceria que deu certo”, resumiu.
O produtor da Festa Jairo Murliki também comemorou os resultados. “Isso só aconteceu pela competência da Secretaria Municipal de Turismo e da equipe da Prefeitura, da ACIMI e também da produção. Tudo que dependeu da Prefeitura, aconteceu”, disse.
O resultado positivo da Festa foi confirmado pelos comerciantes. Para Tiago da Silva, que participou com comércio de bebidas, churrasquinho e cachorro-quente, a festa foi muito boa. “Esteve dentro da expectativa, pena que o vento atrapalhou. O pessoal não acreditava na Festa da Anchova, mas foi muito bom. Eventos como este geram trabalho e renda aos moradores. Eu, por exemplo, tive cinco funcionários trabalhando comigo. Isso é bom para os moradores, mas muitos não querem ver”, exemplifica.
A cerimônia de abertura, no sábado (17) contou com a presença de prefeitos do Litoral Norte, secretários municipais, vereadores, do chefe do Gabinete da governadora Yeda Crusius, Luiz Carlos Breda, do presidente da Emater, Mário Ribas; dos deputados federais Luiz Carlos Busato (PTB) e Vieira da Cunha (PDT) e do deputado estadual Alceu Moreira (PMDB).