Geral

8º BPM conquista prêmios em competições para cães de polícia

A Brigada Militar, através do Canil, do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), participou, na cidade de Gravataí/RS, de uma competição, idealizada e realizada, pelo 17º Batalhão de Polícia Militar, para cães de polícia, envolvendo canis de diversas Unidades da Brigada Militar, do Exército Brasileiro, da Aeronáutica, e da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários).

As provas realizadas foram de abordagem e de faro. A prova de abordagem era a simulação de uma real situação de ocorrência policial.

A equipe acionada para averiguação deveria ir ao local da ocorrência e fazer a abordagem, sendo que poderia haver reação à abordagem, cabendo à equipe decidir a respeito da necessidade ou não do uso progressivo da força e do momento adequado de se lançar o cão. Feita a abordagem, após a eventual imobilização e condução do preso, o cronômetro seria zerado e anotado o tempo e as faltas nas súmulas dos juízes. No andamento da ocorrência, poderia ainda, haver intercorrências externas: pessoas passando pelo local, disparos, etc, para testar a concentração da equipe, incluindo dos cães, visando aproximar de real situação do cotidiano.

Na prova de faro, seria determinado um prédio, no interior do 17º BPM, e um veículo que deveriam ser checados, onde estariam escondidos dois odores em cada local.

Após a localização do odor o condutor deveria informar ao juiz a localização de maneira clara e precisa.

A pontuação era de 100 (cem) pontos, que seriam gradativamente descontados a cada indicação falsa. O tempo máximo para a execução da prova era de 10 min.

O Canil, do 8º BPM, conquistou o 1º lugar na prova de abordagem, com o cão Leco; e 1º Lugar por Equipe (Faro e Abordagem), com os cães Lola Branca, que ficou em 4º lugar, na modalidade faro, e Leco.

Participar destas competições serviu para dimensionarmos o nível de preparo e qualificação dos nossos cães; para trocarmos informações com responsáveis por outros canis que realizam trabalho com cães de polícia; e para conquistarmos mais dois troféus para a galeria da nossa Unidade, destacaram os Cinófilos, do 8º BPM.

Representaram o 8º BPM, os Cinófilos: Sd Trindade, Cravo, Vidal, Giboski e Oliveira, empregando os cães: Lola Branca, uma labradora, e Leco, um pastor alemão.

Comentários

Comentários