Fadeper beneficia quase 400 famílias em Osório
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais de Osório (Fadeper) é um mecanismo criado em 1993 – na primeira gestão como prefeito de Romildo Bolzan Júnior – para auxiliar a manutenção e ampliação em pequenos estabelecimentos rurais do município de Osório, sem a burocracia de grandes bancos.
Desde a época de sua criação até o final do ano passado, 395 famílias receberam um empréstimo de em média, R$ 1.800 reais. Já foram liberados (em forma de crédito), mais de 730 mil reais. Os produtores que utilizam os recursos do Fadeper em suas propriedades e atividades preenchem um perfil.
Após estabelecer internamente em sua propriedade a quantidade e onde será utilizada a quantia do Fadeper, o produtor deve elaborar um projeto. A formulação do mesmo conta sempre com o apoio da Emater que além de ajudar na confecção do documento, auxilia na otimização do gasto do dinheiro.
Quando o projeto está concluído, parte-se para uma nova etapa. O órgão que avalia e aprova o pedido de empréstimo é o Conselho Municipal de Agricultura – formado por diversas entidades e sindicatos. Com isso, o pequeno agricultor e sua família pode retirar quantias de até R$ 4.700. Segundo o Secretário de Agricultura do município, Marcos Bolzan, o dinheiro do Fadeper não só mantém algumas propriedades em atividade, bem como possibilita o crescimento e fortalecimento das mesmas. “As vezes um agricultor sofre a perda de um animal de leite em uma propriedade onde já tinha poucas vacas. O Fadeper vem para diminuir os prejuízos, mas principalmente dá condições do agricultor recuperar e fortalecer sua propriedade”, ressalta.
As famílias que mais procuram obter recursos do Fadeper normalmente oferecem os produtos resultantes de suas propriedades nas feiras de produtor do município de Osório. Existem casos de melhoria em equipamentos, compra de ferramentas e tudo que envolve uma pequena propriedade rural como reformas e ampliações. Os resultados podem ser vistos nas imagens como a propriedade onde são cultivados tomates ou diretamente na feira do produtor com os mais variados produtos. A feira acontece todos os sábados pela manhã, no centro de Osório.