Banco do Brasil completa 200 anos e é homenageado pela Câmara de Osório
Nesta segunda-feira (13) a Câmara de Vereadores prosseguiu com as homenagens às empresas e entidades relevante destaque no município, e, congratulou com proposição do vereador Sérgio Kinsel, a agência do Banco do Brasil-Osório pela passagem dos 200 anos desta instituição, completos no dia 12.
Criado em 12 de outubro de 1808, seu propósito era responder à crescente demanda por capital que a intensificação do comércio passa a exigir após a abertura dos portos às nações amigas. O Banco do Brasil foi o primeiro passo para instituir um sistema financeiro no país e estabelecer condições monetárias e de crédito para o desenvolvimento do comércio.
Em seus 200 anos de história, o Banco do Brasil atuou como importante instituição de fomento ao desenvolvimento da economia nacional. Em 1819, financiou a construção da primeira bolsa de valores do Brasil.
Mais recentemente, além de suas atribuições de intermediação financeira e agente de políticas públicas, a Banco do Brasil tem se consolidado como um dos principais investidores na cultura e esporte brasileiro. Possui três centros culturais (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília) e patrocina, desde 1991, as seleções masculina e feminina de vôlei, nas categorias infanto, juvenil e aduto. Promove o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, maior torneio de vôlei de praia do mundo, financia o iatismo brasileiro e, em conjunto com os Correios, o futsal.
O Banco do Brasil chega aos 200 anos como líder de mercado, com mais de 26 milhões de correntistas, R$ 404 bilhões em ativos, 83 mil funcionários, com uma carteira de crédito de 172 bilhões e mais de 15 mil pontos de atendimento.
A marca Banco do Brasil é líder absoluta no segmento bancário, ocupa a primeira colocação na Pesquisa Top of Mind, desde 1992, e é reconhecida pelo Instituto Nacional de Proteção Intelectual como marca de auto-renome. Está tão presente na vida dos brasileiros, que hoje toda a comunicação da empresa é assinada apenas pela marca-símbolo.
Em Osório, o Banco do Brasil está instalado há mais de 39 anos, proporcionando o desenvolvimento da comunidade onde atua. Seu atual gerente, Abel Monteiro Rodrigues, utilizou a tribuna da Câmara e disse ser este um momento histórico, expressando a real dimensão do tamanho desta empresa, já que poucas empresas atingem esta idade.
Sérgio Kinsel (PMDB), proponente da homenagem, destacou o engajamento do banco com projetos sociais, como o programa AABB comunidade, que no turno inverso da aula ensina um série de atividades aos alunos. “A maior retribuição que o banco pode fazer é apostar nas pessoas que chamamos de futuro, mas que hoje são o presente”, concluiu.
Em nome da bancada do PDT, o vereador Gilmar Luz parabenizou gerente e funcionários da instituição e também destacou a responsabilidade e compromisso social com as pessoas, bom como o apoio e incentivo ao esporte, seja ele de alto rendimento ou social, tirando as crianças da vulnerabilidade e oportunizando um futuro melhor.
“Uma instituição que tem 200 anos de existência, e 26 milhões de correntistas, por si só já conta sua história”, resumiu o vereador Altivo Reis, representando a bancada do PP, lembrando ainda que dificilmente uma empresa com esta idade tem a sustentabilidade que o Banco do Brasil tem.
Já a atual presidente do legislativo, Maria Beatriz Kohlrausch (PMDB), salientou o caráter social que o banco estabeleceu em nosso município através do programa AABB comunidade. “Tive o privilégio de receber em 1998 o então gerente Ênio Gerke trazendo esta proposta inédita”, destacou, a quem ressalva o empenho e envolvimento pessoal. “Naquele momento foi um impacto muito grande”, concluiu.
Pedro Schoffen, Secretário da Fazenda, esteve presente na homenagem representando o Poder Executivo.