Arquivo histórico municipal é transferido para o prédio da biblioteca pública em SAP - Litoralmania ®
Geral

Arquivo histórico municipal é transferido para o prédio da biblioteca pública em SAP

Vai ser inaugurado no próximo dia seis de novembro, às 19 horas o novo espaço do Arquivo Histórico Municipal de Santo Antônio da Patrulha. Localizado no mezanino da Biblioteca Pública Municipal Júlio Costa, ele, no entanto, continuará sendo ligado ao Museu Antropológico Caldas Júnior.

De acordo com o Diretor de Cultura Fernando Rocha Lauck, o espaço conterá documentos avulsos, que estão sendo catalogados, livros de registro da Câmara Municipal, da Guarda Municipal, cadastramento de eleitores, efetividade de professores e funcionários, bem como jornais com edições recentes e as históricas, balancetes de receitas e despesas do executivo municipal, etc.

O ano de partida para a pesquisa dos documentos é e 1836 até 1950. A documentação posterior a esse período está no Arquivo Público.

A iniciativa é da Secretária Municipal de Cultura Patrícia Ferraz, do coordenador do trabalho e diretor de Cultura, Fernando Rocha Lauck, da Prefeitura Municipal e do Museu Antropológico Caldas Júnior, através de sua presidente Valquíria Abreu Oliveira.

PATRONA
O Arquivo Histórico receberá o nome de Corália Ramos Bemfica, considerada grande incentivadora da Cultura em Santo Antônio. Nascida em 03 de outubro de 1932, Corália residiu na avenida Borges de Medeiros com menos de três anos de idade e na Cel. Victor Villa verde, de junho de 1954 a abril de 1958. Era casada com Antônio Carlos de Moraes Bemfica, tendo os filhos, Mauro, Márcia e Carlos Alberto. Faleceu em cinco de junho de 2007 em Santo Antônio.

Professora, Corália lecionou nos colégios da sede e também no Cândido de Barros, além de ter exercido outras atividades, sempre ligadas ao Ensino. Foi professora de música no Colégio Santa Teresinha e co-autora do Hino do Bi-Centenário da Igreja Matriz e do Hino da Escola Barão do Cahy. Teve participação intensa na comunidade, como na Liga Feminina de Combate ao Câncer, na antiga Legião Brasileira de Assistência, além de integrar o Grupo de Pesquisas Históricas.

Foi sócia fundadora do instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio, que presidiu de 2002 a 2004. Presidiu também o Museu Caldas Júnior de 1991 a 1998, tendo ainda se dedicado à pesquisa histórica no município, publicando diversos artigos. A Lei n° 5.559 de 22 de julho de 2008 reorganizou o Arquivo Histórico Municipal, sendo ela escolhida, com muita justiça, como sua patrona.

GALERIA
Na mesma oportunidade será inaugurada a Galeria dos Escritores e Historiadores Patrulhenses, também iniciativa da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, como forma  de valorizar os escritores de Santo Antônio e a produção local.

Segundo Fernando Lauck, são quarenta escritores que farão parte, sendo que o critério são os que nasceram em Santo Antônio e que têm uma relação com o município e publicaram assuntos referentes a ele.

Surgindo novos patrulhenses, eles integrarão a galeria.

A ordem de colocação dos escritores na Galeria, é a data de nascimento. Junto, os escritores fornecem uma pequena biografia que integrarão um livro-tombo a ser organizado.

O arquivo terá dois espaços: um, para acondicionamento do acerto e outro, para atendimento às pesquisas.

Ele funciona no mesmo prédio da Biblioteca Pública, na avenida Borges de Medeiros, 456.

Comentários

Comentários