Geral

Museu inaugura mostra fotográfica de Sebastião Salgado em SAP

O Museu Antropológico Caldas Júnior, de Santo Antônio da Patrulha, inaugurou na noite de terça-feira, 21, a mostra fotográfica de Sebastião Salgado, intitulada “Êxodos”. Trata-se de uma coletânea de 13 fotos documentando a marginalização de muitos povos.

O ato de abertura da mostra teve as presenças do prefeito em exercício Ferúlio José Tedesco, da presidente do Museu Caldas Júnior Valquiria Abreu Oliveira, do Diretor de Cultura Fernando Rocha Lauck, além de outras pessoas ligadas à área cultural, ou simpatizantes.

A iniciativa da mostra foi da Escola Estadual Patrulhense, estando presente sua diretora professora Isabel Cristina Ramos de Oliveira.

Sebastião Salgado é brasileiro e vive na França há mais de 30 anos. Filho de pecuaristas, é o único filho homem entre sete irmãs. Nasceu em Minas Gerais e depois mudou-se para São Paulo para estudar Economia na Universidade de São Paulo onde se formou como mestre em 1968.

Estudou depois em Paris e após, trabalhou na Organização Internacional do Café, na África. De volta a Paris, atuou como repórter-fotográfico, free-lancer, atuando em agências de renome internacional, como a Magnum Photos.

Viajou por diversos países e fundou sua própria Agência, tendo várias publicações. Fez um amplo documentário sobre populações marginalizadas em 41 países e que estão na coleção Êxodos. Vive em Paris desde 1971, é casado e tem dois filhos.

A coletânea impressiona pelo realismo dos trabalhos apresentados, mostrando a marginalização do ser humano, bem como o desprezo pela vida, documentado em uma foto que apresenta o assassinato de milhares de pessoas em uma sala de aula na África.

Comentários

Comentários