B. Pinhal integra circuito de turismo religioso
Com a construção de uma estátua de Santa Rita de Cássia junto ao lago verde, no distrito de Túnel Verde, o município de Balneário Pinhal passa a integrar o circuito de turismo religioso do Rio Grande do Sul e Brasil. Segundo Tatiana Weissheimer, a obra será inaugurada no dia da santa, 22 de maio, no próximo ano, como uma forma de homenagear a padroeira dos apicultores, ao mesmo tempo em que fomenta o fluxo turístico.
A visitação à santa está prevista no roteiro turístico Ecomel, implantado no município em parceria com o SEBRAE e que inicia suas atividades no dia 16 de dezembro próximo. Segundo a secretária, independente da formalização dos trabalhos, atualmente o local já é visitado por fiéis que fazem promessa e exercitam sua fé. “Pessoas e grupos inclusive já se deslocaram a pé do centro até o local da santa, totalizando 13 quilômetros, para pagamento de promessa”, afirma. Um detalhe pitoresco, segundo ela, é a instalação de um enxame de abelhas no manto da estátua, despertando curiosidade.
No local, a Secretaria de Turismo instalará infra-estrutura para lazer, com churrasqueiras, bancos e sanitários. Um velódromo, para queima de velas, também será instalado