Vida & Saúde

Dia Mundial de Combate à Aids lembra a importância da prevenção em Torres

Uma caminhada de conscientização sobre a necessidade de prevenir a Aids e contra o preconceito aconteceu nessa segunda-feira (1º/12), Dia Mundial de Combate à Aids. A iniciativa da Secretaria de Saúde de Torres teve a parceria da Ong Vhiva Mar, do Proerd e da Secretaria Municipal de Educação. A caminhada saiu do Roal Supermercado, na avenida Barão do Rio Branco, com a Banda Fanfarra da Escola Municipal Fundamental Mampituba chamando a atenção do público em geral. Durante o trajeto, a equipe do Serviço de Atendimento Especializado à DST e Aids distribuiu preservativos e folder educativo.

A rápida chuva que ocorreu às 16h30 prejudicou as atividades na chegada à Praça XV de Novembro e dispersou os alunos da Escola Estadual Jorge Lacerda que aguardavam na praça. Mesmo assim, no local ocorreram algumas ações educativas e o sorteio de camisetas pela Ong Vhiva Mar. A entidade existe desde 2003 e dá assistência aos pacientes soropositovos. Integrantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de diversas escolas de Torres e de Dom Pedro de Alcântara, participaram da caminhada. A Secretaria de Saúde de Torres patrocina há dois anos as camisetas do Proed, da Brigada Militar, e deverá aumentar esse apoio no ano que vem.

O secretário de Saúde, Valmir “Pardal” Daitx Alexandre, esteve presente no encerramento das atividades e ressalta a importância da prevenção da Aids e do combate às drogas. Pardal destaca ainda que o Serviço de Atendimento Especializado à DST e Aids, localizado no Posto Central, está à disposição de quem quer informações, necessita de preservativos ou quer fazer o exame anti-HIV. Ele salienta que todos os serviços são gratuitos. Além disso, o teste também pode ser feito nos Postos de Rio Verde, São Braz e São Jorge e em todos os postos de Torres tem preservativos para distribuição.

Comentários

Comentários