Geral

Solenidade marca encerramento de projeto do SAMI em Imbé

Uma solenidade de formatura, com entrega de certificados e kits para os mais de 20 alunos do projeto “Crescer e Desenvolver para Prevenir e Não Remediar” foi realizada na noite da última sexta-feira (12). O projeto é uma iniciativa do Serviço Assistencial do Município de Imbé (SAMI), em parceria com a Petrobras. O ato ocorreu no saguão do Banrisul de Imbé e contou com a presença do prefeito Jadir Fofonka, da presidente do SAMI e primeira-dama, Elisabete Fofonka, das secretárias municipais de Assistência Social, Lure Mar Borba; Educação e Cultura, Jusseni Euzébio de Oliveira; Administração, Elaine Hahn; do gerente do Banrisul, Luiz Cléder; do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Renato Goelzer; do gerente de comunicação da Transpetro, Paulo Norberto Matos da Silva, além de alunos e professores do Projeto.

A iniciativa envolveu jovens em risco social e foi desenvolvida ao longo de sete meses, em turno inverso a Escola. Eles tiveram aulas de marcenaria, técnicas de garçom e hotelaria, judô, oficinas de arte, informática, teatro, técnicas de primeiros-socorros e orientações com psicólogo. Os trabalhos artísticos dos participantes estão expostos no saguão do Banco até a próxima segunda-feira (22).

A presidente do SAMI disse que as atividades desenvolvidas contribuirão para sua formação profissional. “Quem não sabe informática tem dificuldades em conseguir emprego. Não é o caso de vocês”, exemplificou.

Norberto lembrou que o grande desafio dos jovens é a inserção no mercado de trabalho. Para ele, somente o estudo não garante uma colocação. “São necessários cursos de qualificação, como os que vocês realizaram”, evidenciou.

O prefeito Jadir Fofonka ressaltou as constantes mudanças no mercado de trabalho. Para ele, a atualização deve ser constante e os jovens não podem estar de fora deste contexto. Fofonka espera que a próxima administração dê continuidade ao projeto, que mudou a realidade de muitos jovens da cidade. “A parceria com a Petrobras foi fundamental para que a iniciativa tivesse sucesso”, sintetizou o prefeito.

O projeto “Crescer e Desenvolver para Prevenir e Não Remediar” teve coordenação executiva de Anabelle Borchardt, coordenação pedagógica e aulas de arte com Denise Sarmento; e as aulas foram ministradas por: Gabriel Nunes (judô), Moraes Filho (teatro), Valério Louzada (garçom e hotelaria), Edson Serafim (marcenaria) e Paulo Roberto (informática).

Comentários

Comentários