Rio Taquari atinge recorde e governo do RS determina evacuação imediata
Nível do rio supera marca de 1941 e 2023, e autoridades pedem que moradores de áreas de risco busquem abrigo o mais rápido possível.
O Rio Taquari atingiu na noite desta quarta-feira (01/05) seu maior nível da história, superando a marca de 1941 e 2023, conforme dados da MetSul.
O volume de água ainda segue subindo, e a situação é crítica em diversas cidades ribeirinhas.
Diante do cenário de alto risco, o governo do Rio Grande do Sul determinou a evacuação imediata de moradores de áreas de risco em Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado.
As autoridades pedem que as pessoas deixem suas casas o mais rápido possível e busquem um local seguro.
Moradores sem local alternativo devem procurar a Defesa Civil:
A Defesa Civil do RS orienta que aqueles que não possuem outro local para se abrigar procurem informações junto à Defesa Civil de sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas Prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança.
Governador reforça o alerta:
Em pronunciamento oficial, o governador Eduardo Leite reiterou o alerta para que os moradores busquem abrigo o mais rápido possível. “Pedimos para que as pessoas deixem suas casas nesta noite e busquem um lugar seguro. A madrugada será de uma elevação do rio Taquari que irá superar a do ano passado. Saiam das suas casas. O pior momento acontecerá nesta madrugada”, enfatizou o governador.
Recomendações:
- Siga as orientações das autoridades e da Defesa Civil.
- Evacue imediatamente se você estiver em uma área de risco.
- Busque abrigo em local seguro.
- Mantenha-se informado sobre a situação das chuvas e das cheias.
- Em caso de emergência, acione os serviços de resgate.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp